Cerest encerra campanha Abril Verde

Centro promoveu ações em memória das vítimas de acidentes de trabalho

25 de abril de 2019

Nesta quinta-feira, 25 de abril, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Rio Preto – Cerest – promoveu o encerramento da campanha Abril Verde, na praça Dom José Marcondes, onde a equipe e parceiros promoveram ações de prevenção a doenças e orientação à saúde.

O movimento Abril Verde é realizado anualmente desde 28 de abril 1969, quando uma mina explodiu nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Por isso, a campanha tem como objetivo conscientizar sobre prevenção a acidentes e doenças do trabalho.

A ação na praça Dom José Marcondes contou com a parceria do SEST/SENAT, Uniterp, Unirp, sindicato dos motoristas, Conselho Municipal de Saúde e Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis. Durante todo o mês, outras ações foram realizadas com públicos específicos, e parceria dos sindicatos SinSaúde, Sincomerciários, Sindalquim, Siticom, Sinpospetro, Sindicato dos Motoristas, Sinduscom e Sintesp.

Ação CEREST – Pça Don José Marcondes. 25/04/19. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

Cerest
O Cerest de Rio Preto é um serviço especializado do SUS, na área de saúde do trabalhador, que abrange 102 municípios da região. O Centro atende trabalhadores que sofreram acidente, doença do trabalho e necessitam de atendimento e orientações.

Entre as principais ações desenvolvidas pelo Cerest estão: acolhimento; atendimento multiprofissional; monitoramento de fichas de notificação de acidentes e doenças do trabalho emitidas pela rede de saúde pública e privada; acompanhamento e alimentação de sistema de notificações; realização de estudos epidemiológicos para desenvolvimento de projetos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho; ações de vigilância em ambientes de trabalho e investigação de acidentes de trabalho graves, fatais e com menores; visitas domiciliares e treinamentos e capacitações em saúde do trabalhador para profissionais das áreas de saúde, medicina e segurança do trabalho.

Para ser atendido no Cerest é necessário apresentar documento de identificação, carteira de trabalho, exames e relatórios médicos.

Cerest
Endereço: Rua Antonino Vieira do Amaral, 264, Santa Cruz