Circo das Coisas é atração do Janeiro da Comédia nesta quinta-feira, 24

Além de espetáculo no Paulo Moura, Mostra Descentralizada leva Flamingos De Fuego à Praça de Esportes e Cultura de Schmitt

23 de janeiro de 2019

Em seu segundo dia de programação, nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro, a 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia, traz para o Teatro Municipal Paulo Moura, o espetáculo Circo de Coisas da Cia Circo de Bonecos, de São Paulo-SP. O espetáculo da Mostra Principal será apresentado às 20h e a entrada é um litro de leite longa vida. A troca pelo ingresso é no local, uma hora antes do espetáculo. O Teatro Paulo Moura fica no Complexo Swift.
Nesta quinta, também tem início a Mostra Descentralizada que, pela primeira vez, leva por meio de uma extensão, os espetáculos do JBC para palcos alternativos de diversos locais da cidade. O espetáculo Flamingos de Fuego será apresentado, também às 20h, na Praça dos Esportes e Cultura do Distrito de Schmitt. A entrada é gratuita.

Teatro de Objetos
A Cia Circo de Bonecos inovadora em sua linguagem, tornou-se um expoente do Teatro de Objetos no Brasil. Inspirada pela ideia de relacionar o Teatro de Objetos com o clown, criou Circo de Coisas, um espetáculo inusitado e divertido para todo público. O olhar particular do clown sobre o objeto permite múltiplas inferências entre significado e significante, possibilitando o surgimento de novas narrativas, que de forma crítica e irreverente reconstrói o universo circense.

Sinopse
A história de dois clowns que chegam para apresentar um show de variedades circenses feito por objetos: um pregador de roupas é o equilibrista na corda bamba. Uma rolha de champanhe é o Homem Bala. O Homem mais Forte do Mundo, um macaco hidráulico. Ovos de verdade são acrobatas.

Em Circo de Coisas os objetos, artistas circenses do espetáculo, são humanizados, não por adereços, mas por suas fragilidades, atributos, aflições e virtudes. Essa humanidade colocada nos objetos, se transforma em engraçados números de circo: o elemento circense está no que é humano e não exatamente, no virtuosismo das competências.

O olhar poético dos clowns sobre os objetos, deslocando-os de sua função utilitária, atribuindo- lhe novos paradigmas, desperta no espectador memórias de experiências anteriores.

Com um humor delicado Circo das Coisas se relaciona com as crianças de igual para igual, sem infantilizar e sem desconsiderar a inteligência mobilizadora do imaginário infantil. O espetáculo se coloca em jogo, pronto para provocar e ser provocado. Um exercício de invenção e reinvenção constante e transformador! Essa é a magia do espetáculo: sob o olhar do clown os objetos rompem a barreira da realidade despertando na imaginação do expectador um circo repleto de emoções. O espectador torce, vibra, ri se emociona como se estivesse diante de um circo de verdade!

Currículo do Grupo
A Cia. Circo de Bonecos é uma da mais importante companhia profissional de teatro de bonecos do Brasil. Desde sua origem, em 1999, se destaca pela qualidade de seus espetáculos e pela busca constante de inovações técnicas e plásticas no Teatro de Animação. A Cia Circo de Bonecos foi fundada por Claudio Saltini e a educadora Teka Queiroz com a remontagem do espetáculo Circus A Nova Tournée, cuja primeira versão, em 1996, foi criada por uma das primeiras companhias de Teatro de Animação do Brasil: A Cidade Muda. Este espetáculo deu início a pesquisa da Cia Circo de Bonecos imersa no universo do Teatro de Animação, que vem resultando em espetáculos, oficinas de formação de novos artistas e educadores e exposições da companhia. Estes trabalhos proporcionaram à companhia o reconhecimento do público e da crítica especializada. Além da criação de espetáculos, a companhia forma novos artistas na linguagem do teatro de animação através de oficinas e estágios nos espetáculos.

Nesta primeira década de existência a Cia das Coisas realizou mais de 4 mil apresentações, nas principais capitais e em mais de 250 cidades do interior do Brasil, atingindo mais de 2 milhões de espectadores. E novembro de 2018, a Cia Circo de Bonecos representou o Brasil no Festival Internacional de Marionete de Lugano, Suíça.

Programação Janeiro Brasileiro da Comédia

PROGRAMAÇÃO JANEIRO BRASILEIRO DA COMÉDIA
Flamingos de Fuego – São Paulo/SP
24/01 – 20h – Mostra Descentralizada – Praça de Esportes e Cultura de Schmitt

Circo de Coisas – São Paulo/SP
24/01 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura
25/01 – 20h – Mostra Descentralizada – ECO Santo Antônio

Desventuras de um Quixote em Terras de um país qualquer ou nenhum – Ribeirão Preto/SP
25/01 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura
26/01 – 11h – Mostra Descentralizada – Praça D. José Marcondes

Animo Festa – São José dos Campos/SP
26/01 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura
27/01 – 20h – Mostra Descentralizada – Centro Cultural Vasco

João, o alfaiate – um herói inusitado – Rio de Janeiro/RJ
27/01 – 17h – Teatro Municipal Paulo Moura
28/01 – 20h – Mostra Descentralizada – Ceu das Artes

Mistérius – Campinas/SP
28/01 – Teatro Municipal Paulo Moura
29/01 – 20h – Mostra Descentralizada – Praça de Talhado

Julia & Julia – Rio de Janeiro/RJ
29/01 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura
30/01 –20h – Mostra Descentralizada – Centro Cultural Manoel Antunes

{Entre} Cravos e Lírios – Brasília/DF
29/01 – 20h – Mostra Descentralizada – GTR
30/01 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Ingressos
MOSTRA OFICIAL
Para a Mostra Oficial, no Teatro Paulo Moura, o ingresso deve ser trocado por 1 litro de leite (em caixinha), exceto para o espetáculo Desventuras de um Quixote em terras de um país distante ou nenhum, que é gratuito.

MOSTRA DESCENTRALIZADA
Para a Mostra Descentralizada os ingressos são gratuitos.

RETIRADA DE INGRESSOS
Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência ao espetáculo, nos locais de apresentação.