Com destaque para Serviços e Indústria, Rio Preto cria 100 novos empregos em abril

Balcão de Empregos e cursos profissionalizantes ajudam a fomentar a empregabilidade no município

24 de maio de 2019
Atendimento presencial do Balcão de Empregos na Praça Laranja do Poupatempo Foto: Marcos Morelli/SMCS

São José do Rio Preto gerou 100 empregos com carteira assinada em abril, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Economia.

O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões, que em abril registrou 4.976 contratações e 4.876 demissões. No acumulado desde janeiro, o saldo foi de 1.646 vagas e de 1.442 nos últimos 12 meses.

Os setores com melhor desempenho foram os de Serviços (105) e de Indústria de Transformação (32). Já os que mais sofreram foram o do Comércio (-25) e da Administração Pública (-22).

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, atua em duas frentes principais no fomento à empregabilidade: no impulsionamento de contratações via serviço do Balcão de Empregos e na qualificação da mão de obra para maior adesão dos trabalhadores no mercado de trabalho.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Balcão de Empregos anunciou cerca de 800 vagas. No mesmo período, o serviço também incluiu em seu cadastro 120 novas empresas anunciantes – totalizando 504 ativas.

“De graça e totalmente acessível, o Balcão de Empregos é uma ferramenta muito importante para o trabalhador que está buscando uma oportunidade e um instrumento extremamente útil para as empresas que desejam praticidade e efetividade nas contratações”, comenta o secretário da pasta, Edemilson Favaron.

Tão importante quanto captar, anunciar e facilitar o preenchimento de vagas no mercado de trabalho e dar condições para que os trabalhadores atendam às necessidades do mercado. Por isso, a secretaria vai oferecer ao longo deste ano pelo menos 16 cursos profissionalizantes.

Até agora, já houve capacitações para Garçom, Eletricista Residencial, Jardineiro, Operador de empilhadeira e Time do Emprego, e estão em andamento turmas de Auxiliar Administrativo, Costura – Pequenos Reparos, Costura – Modelagem e Pintor Residencial.

Atualmente, a secretaria está inscrevendo para cursos de Empreendedorismo, Gesseiro e Pedreiro – Assentador de Pisos e Azulejos. O cronograma de capacitações ainda prevê cursos de Montagem e manutenção de computadores, Cuidador de Idosos, Operador de Caixa e Manicure e Pedicure.

“Até agora, um total de 422 vagas para as pessoas se capacitarem. Cada um dos cursos é definido a partir das demandas do próprio mercado local”, pontua Favaron.

Interessados na vagas anunciadas pelo Balcão de Empregos e nos cursos oferecidos pode consultar o site www.riopreto.sp.gov.br ou procurar os postos de atendimento na sede da Secretaria, que fica na rua Ondina, 216, na Redentora, ou na Praça Laranja do Poupatempo.

Cursos com inscrições abertas

Gesseiro
Realização de 27/5 a 17/6, das 19h às 23h (aulas de segunda a sexta-feira)
Na E.M. Prof. Walfredo de Andrade Fogaça, rua Adanilo Graciano Pimentel, 46 – Jardim Itapema