Combate ao Aedes conta com parceria do Rotary

Entidade promove panfletagem em shoppings e caminhada na Represa Municipal

22 de fevereiro de 2019

Além do mutirão aos sábados, Rio Preto também vai contar com a parceria do Rotary neste fim de semana para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No sábado, 23, os jovens do Interact e Rotaract estarão no Rio Preto Shopping e no Shopping Cidade Norte para uma ação de abordagem, orientação e mobilização. A iniciativa será das 14h às 18h e terá o apoio dos agentes de saúde.

No domingo, 24, o Rotary promove a Caminhada Contra o Aedes no lago 3 da Represa Municipal. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem da ação, que também contará com orientações de prevenção ao mosquito. A concentração será às 8h em frente à guarita da Guarda Municipal.

Mutirão
Neste sábado, 23, a Secretaria de Saúde realiza o segundo dia de mutirão de combate ao Aedes, que será nas seguintes áreas de abrangência: Santo Antonio, Vetorazzo, Estoril, Solo Sagrado, Vila Toninho, Jaguaré, Lealdade e Amizade, Vila Elvira e Maria Lúcia.

A ação vai contar com a participação de 230 agentes de saúde, que devem vistoriar 7.500 imóveis. As visitas às residências serão das 8h às 14h.

Os agentes estarão identificados com crachá, calça azul marinho e camiseta azul claro, com logotipo da prefeitura. Durante a vistoria, os possíveis criadouros serão eliminados. A população ainda será orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes e poderá tirar dúvidas.

É fundamental permitir a entrada dos agentes na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo como criadouro para o mosquito. Caso haja dúvida quanto à identidade do agente de saúde, o morador pode recorrer à Ouvidoria da Secretaria, pelo 0800 770 58 70.

Letícia Greco