Comitê promove reunião para combate e prevenção a queimadas

Grupo inicia planejamento antes do período de estiagem

21 de março de 2019

Representantes das instituições e voluntários que compõem o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 21, da primeira reunião do ano com o intuito de avaliar as ações de 2018 e propor melhorias para o decorrer deste ano. Apesar de o período de estiagem – no qual as queimadas são mais comuns – ocorrer normalmente entre os meses de abriu e outubro, o planejamento inicia-se com antecedência.

O comitê foi criado em 2017, por meio de um decreto do prevê, que instituiu o Plano de Contingência para Incêndios e Queimadas. “É importante a gente se adiantar, para que as ações preventivas sejam realizadas antes mesmo do período crítico. Mais uma vez a expectativa é de que o período de estiagem seja rigoroso e nós temos que estar prontos”, pontou o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel André Lamin.

Participaram da reunião desta quinta-feira representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Gerais, da Polícia Militar Ambiental, da Unesp, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Defesa Civil, Fatec, Corpo de Bombeiros e de empresa privada que participa voluntariamente do comitê.

Durante o encontro foram apresentados dados sobre a fiscalização no ano passado e a comparação com os primeiros dois meses deste ano. Proporcionalmente, foram registrados aumentos no número de abordagens e autos de infração aplicados pela Polícia Ambiental, assim como as autuações realizadas pela Secretaria de Serviços Gerais em áreas urbanas e rurais.

A Defesa Civil também apresentou os novos equipamentos adquiridos pela instituição e pela Prefeitura para o combate ao fogo, como uma bomba para o uso de água em córregos, rios e riachos, além de duas bombas costais e um drone para monitoramento aéreo. Também está em fase de licitação a compra de uma caminhonete para transportar a bomba d’água até os locais das queimadas.