Complexo das avenidas Mirassolândia/Domingos Falavina receberá 23 vigas de sustentação

Novo complexo viário irá facilitar o trânsito para a região norte

14 de janeiro de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, informa que entre os dias 16 e 19, de quarta a sábado, serão lançadas 23 vigas de sustentação na obra do complexo de viadutos das avenidas Mirassolândia e Domingos Falavina, na região norte da cidade.

Para o transporte dessas vigas e o içamento delas no viaduto serão necessários caminhões e guindastes especiais e para garantir a segurança do trânsito no local, será necessário impedir as vias próximas em períodos alternados.

“As vigas são grandes e pesadas e os caminhões e guindastes que serão usados também são. Como é uma operação complexa, por segurança, percebemos que seria melhor impedir o trânsito no local no momento das manobras”, explicou o secretário de Obras, Sérgio Issas.

Ao todo serão içadas 23 vigas nos trechos da Rua Capitão Faustino e avenida Domingos Falavina. A interdição será total de um trecho da Av. Domingos Falavina entre os dias 16 e 19.

A principio, os trabalhos serão iniciados no trecho da rua Capitão Faustino que já está interditado e depois seguirá para a avenida Domingos Falavina. No transporte das vigas de concreto, toda a imediação da obra terá que ser fechada por cerca de 20 minutos. O trecho compreende as avenidas Ernani Pires Domingues e Mirassolândia (nos dois sentidos).

“Essas interdições serão momentâneas em alguns horários que não podem ser previstos com antecedência. O que pedimos aos motoristas, moradores e comerciantes do local é paciência e muito cuidado ao trafegar pela região”, diz o secretário de Obras.
Para o controle do trânsito foi pedido o apoio da Guarda Municipal e o local será sinalizado pela construtora de acordo com as normas de trânsito vigentes.

Sobre o Complexo
As obras do Complexo Viário Mirassolândia/Domingos Falavina já estão 30% concluídas, o conjunto de viadutos vai interligar as vias Capitão Faustino de Almeida, Mirassolândia e Domingos Falavina, com seis alças às vias que dão acesso à região Norte. E conta com seis alças de acesso, duas pontes, projeto de acessibilidade e iluminação ornamental.

A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana que contempla as demais obras do sistema, como o viaduto da Avenida João Mesquita e os corredores de ônibus.

A obra foi orçada em R$ 24,8 milhões e utilizará recursos financeiros do Programa Pró-Transporte, Modalidade Pró-Transporte – Setor Público, através de convênio com a Caixa Econômica Federal.

Além de desafogar o trânsito na rotatória da Avenida Ernani Pires Domingues, o viaduto irá facilitar a vida de 100 mil passageiros do transporte público, já que o transporte por ônibus será mais rápido.
A previsão informada pela construtora que venceu a concorrência é de que a obra seja entregue no início de 2020.
Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.