Congresso médico atrai 1,2 mil profissionais da Saúde para Rio Preto

Cidade vai sediar evento anual sobre hipertensão; rede hoteleira atinge nível alto de ocupação

9 de agosto de 2018

Mais de 1,2 mil profissionais da área da Saúde participam até sábado do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Centro de Convenções da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto), superando as expectativas mais otimistas. Confirmaram presença médicos e outros profissionais da Saúde do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Interior de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo Capital. Só do Noroeste paulista, o congresso receberá visitantes de 101 cidades. O hotel oficial do evento já está com lotação máxima.

O evento, que no ano passado ocorreu em Caxias do Sul (RS), começou na manhã desta quarta-feira, dia 8, e vai até sábado. A cerimônia oficial de abertura será nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 18h30, na Famerp. “O Congresso conta com uma programação de elevado rigor científico, com cursos pré-congresso, palestras e discussões sobre temas de grande relevância. Todos voltados à hipertensão arterial, para que todos os profissionais da área da Saúde possam se atualizar, buscando conhecimentos, troca de ideias e compartilhar suas experiências”, publicou o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Hélio Salgado.

A Famerp foi escolhida como sede do evento por comemorar neste ano 50 anos de fundação. Rio Preto foi a cidade escolhida entre outras três candidatas após apresentações técnicas e tratativas lideradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo.

De acordo com os organizadores, contou a favor da cidade toda a infraestrutura de hospedagem e a oferta para gastronomia, lazer e compras, mas principalmente a sua importância como polo científico, tendo em vista que é referência internacional em medicina. Esse é o terceiro congresso na área médica sediado em Rio Preto em 2018, após eventos destinados às especialidades de dermatologia (em maio) e oftalmologia (julho).

De acordo com o Ministério do Turismo, a modalidade com maior efeito que beneficia a economia local é o Turismo de Eventos. Além de hotelaria, comércio e gastronomia, um congresso como este movimenta setores de decoração, transporte, equipamentos de som, tradução e gráficas.

“É Importante destacar que o segmento do Turismo de Eventos se constitui por meio do deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, cultural e destaco que inclui ainda o consumo e entretenimento na localidade. Rio Preto, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, tem feito grande empenho para nos tornarmos um importante centro de congressos, feiras e eventos, principalmente na área médica”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo de Rio Preto, Jorge Luís de Souza.

Ademir Terradas