Contratação de temporários aumenta vagas no Balcão de Empregos em 75%
Supermercados e shoppings são os que mais contratam. Expectativa é criação de 1.800 postos de trabalho
A liberação de parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), do 13º salário e a aproximação das festas de fim de ano agitam a economia local. Os setores de Comércio e Serviços se preparam para bem receber a clientela e, por isso, contratam reforços para suas equipes.
Nesta quarta-feira, o Balcão de Empregos da Prefeitura de Rio Preto anuncia 573 oportunidades de trabalho, dentre a quais 150 para vendedor temporário e 50 para operador de caixa, para ambos os sexos.
“Nós vínhamos numa crescente no registro de vagas anunciadas pelo Balcão, mas agora sentimos, felizmente, o impacto da contratação dos temporários. As vagas anunciadas quadruplicaram”, explica o secretário do Trabalho e do Emprego, Edemilson Favaron. A média de vagas anunciadas pelo serviço é de 150 por dia, mas o período sazonal fez aumentar em, média, 75%.
De acordo com o presidente do Sincomércio, Ricardo Arroyo, 1.800 postos de trabalho temporário deverão ser criados em São José do Rio Preto. “O quadro é semelhante ao do ano passado e boa parte das oportunidades é em supermercados e shoppings, por conta da ampliação de horário de atendimento”, explica. A estimativa do setor é um gasto médio de R$ 150 por compra de presente.
O comércio em geral está funcionando das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira. O expediente aos sábados e domingos, assim como em shoppings, ainda não estão definidos por causa de negociação de sindicatos patronais e dos trabalhadores.
Com usar o Balcão de Empregos
O Balcão de Empregos está disponível ininterruptamente por meio do site www.riopreto.sp.gov.br, que pode ser acessado via computadores, tabletes e smartphones conectados à internet. O acesso online garante mais comodidade, praticidade e economia aos usuários.
- Na primeira página deste site, clique em ACESSE OS SERVIÇOS. Na CARTA DE SERVIÇOS, procure pela Secretaria do Trabalho e clique em BALCÃO DE EMPREGOS/ACESSAR SERVIÇO ONLINE. O mesmo caminho pode ser feito diretamente pelo link www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos.
- No primeiro acesso, como CANDIDATO NÃO CADASTRADO, clique em QUERO ME CADASTRAR.
- Preencha o formulário de DADOS PESSOAIS, que inclui informações como ‘início da residência em Rio Preto’, ‘PCD (pessoa com deficiência) e códio CID’, além do detalhamento para candidatos nessa condição.
- Siga para DADOS PROFISSIONAIS e preencha informações como ‘escolaridade’, ‘CNH – Categorias’ e ‘Experiências profissionais’.
- Em DADOS DE UTILIZAÇÃO observe orientações, sendo a principal delas: ‘para que os dados sejam enviados às empresas deve-se adicionar interesse na vaga selecionada’.
- Feito o cadastro, o usuário terá aceso à PÁGINA DO CANDIDATO, onde poderá realizar edição em DADOS CADASTRAIS, BUSCAR VAGAS ou verificar CURSOS.
- Em BUSCAR VAGAS, o candidato pode pesquisar oportunidades por meio de critérios como: cargo, tipo de vaga, sexo, descrição da atividade, local e quantidade de vagas. Também é possível conferir todas as vagas disponíveis.
- Em cada uma das vagas, é possível verificar DETALHES para conhecimento de: salário, benefícios, local de trabalho, dia da semana, horário, escolaridade mínima exigida, faixa etária, sexo, categoria de CNH pedida. Havendo desejo em candidatar-se, o usuário clica em ADICIONAR INTERESSE.
- Além do registro de DADOS CADASTRAIS e pesquisa BUSCAR VAGAS, o usuário também podem verificar CURSOS, para saber quais capacitações estão com inscrições abertas. Em caso de interesse, a pré-inscrição de cursos é feita imediatamente.
- Empresas interessadas em anunciar as vagas no Balcão de Empregos também têm área de acesso, onde podem realizar cadastro semelhante ao dos usuários, só que para anúncio das oportunidades.
ATENÇÃO!
- O currículo dos candidatos NÃO é enviado automaticamente às empresas anunciantes do Balcão. Por isso, é NECESSÁRIO que o usuário clique em ADICIONAR INTERESSE, se desejar que seu currículo seja enviado à respectiva vaga.
- O cadastro de usuário tem validade de 120 dias corridos – sendo que dez dias antes deste prazo o sistema comunica via e-mail sobre a possível inativação. O que significa que para manter o currículo ativo, o candidato deve acessar o portal dentro desse período, caso contrário cadastro fica inativo. A reativação é feita presencialmente na sede da Secretaria.
- O atendimento presencial do Balcão de Empregos é realizado na sede da Secretaria, rua Ondina, 216, próximo à Igreja da Redentora, e na Praça Laranja do Poupatempo, em frente ao Mercado Municipal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, no Poupatempo, também aos sábados, até 13h.
Marcella Moreira