Contratação de temporários aumenta vagas no Balcão de Empregos em 75%

Supermercados e shoppings são os que mais contratam. Expectativa é criação de 1.800 postos de trabalho

6 de novembro de 2019

A liberação de parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), do 13º salário e a aproximação das festas de fim de ano agitam a economia local. Os setores de Comércio e Serviços se preparam para bem receber a clientela e, por isso, contratam reforços para suas equipes.

Nesta quarta-feira, o Balcão de Empregos da Prefeitura de Rio Preto anuncia 573 oportunidades de trabalho, dentre a quais 150 para vendedor temporário e 50 para operador de caixa, para ambos os sexos.

“Nós vínhamos numa crescente no registro de vagas anunciadas pelo Balcão, mas agora sentimos, felizmente, o impacto da contratação dos temporários. As vagas anunciadas quadruplicaram”, explica o secretário do Trabalho e do Emprego, Edemilson Favaron. A média de vagas anunciadas pelo serviço é de 150 por dia, mas o período sazonal fez aumentar em, média, 75%.

De acordo com o presidente do Sincomércio, Ricardo Arroyo, 1.800 postos de trabalho temporário deverão ser criados em São José do Rio Preto. “O quadro é semelhante ao do ano passado e boa parte das oportunidades é em supermercados e shoppings, por conta da ampliação de horário de atendimento”, explica. A estimativa do setor é um gasto médio de R$ 150 por compra de presente.

O comércio em geral está funcionando das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira. O expediente aos sábados e domingos, assim como em shoppings, ainda não estão definidos por causa de negociação de sindicatos patronais e dos trabalhadores.

Com usar o Balcão de Empregos

O Balcão de Empregos está disponível ininterruptamente por meio do site www.riopreto.sp.gov.br, que pode ser acessado via computadores, tabletes e smartphones conectados à internet. O acesso online garante mais comodidade, praticidade e economia aos usuários.

1. Na primeira página deste site, clique em ACESSE OS SERVIÇOS. Na CARTA DE SERVIÇOS, procure pela Secretaria do Trabalho e clique em BALCÃO DE EMPREGOS/ACESSAR SERVIÇO ONLINE. O mesmo caminho pode ser feito diretamente pelo link www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos.
  2. No primeiro acesso, como CANDIDATO NÃO CADASTRADO, clique em QUERO ME CADASTRAR.
  3. Preencha o formulário de DADOS PESSOAIS, que inclui informações como ‘início da residência em Rio Preto’, ‘PCD (pessoa com deficiência) e códio CID’, além do detalhamento para candidatos nessa condição.
  4. Siga para DADOS PROFISSIONAIS e preencha informações como ‘escolaridade’, ‘CNH – Categorias’ e ‘Experiências profissionais’.
  5. Em DADOS DE UTILIZAÇÃO observe orientações, sendo a principal delas: ‘para que os dados sejam enviados às empresas deve-se adicionar interesse na vaga selecionada’.
  6. Feito o cadastro, o usuário terá aceso à PÁGINA DO CANDIDATO, onde poderá realizar edição em DADOS CADASTRAIS, BUSCAR VAGAS ou verificar CURSOS.
  7. Em BUSCAR VAGAS, o candidato pode pesquisar oportunidades por meio de critérios como: cargo, tipo de vaga, sexo, descrição da atividade, local e quantidade de vagas. Também é possível conferir todas as vagas disponíveis.
  8. Em cada uma das vagas, é possível verificar DETALHES para conhecimento de: salário, benefícios, local de trabalho, dia da semana, horário, escolaridade mínima exigida, faixa etária, sexo, categoria de CNH pedida. Havendo desejo em candidatar-se, o usuário clica em ADICIONAR INTERESSE.
  9. Além do registro de DADOS CADASTRAIS e pesquisa BUSCAR VAGAS, o usuário também podem verificar CURSOS, para saber quais capacitações estão com inscrições abertas. Em caso de interesse, a pré-inscrição de cursos é feita imediatamente.
  10. Empresas interessadas em anunciar as vagas no Balcão de Empregos também têm área de acesso, onde podem realizar cadastro semelhante ao dos usuários, só que para anúncio das oportunidades.

ATENÇÃO!

• O currículo dos candidatos NÃO é enviado automaticamente às empresas anunciantes do Balcão. Por isso, é NECESSÁRIO que o usuário clique em ADICIONAR INTERESSE, se desejar que seu currículo seja enviado à respectiva vaga.
  • O cadastro de usuário tem validade de 120 dias corridos – sendo que dez dias antes deste prazo o sistema comunica via e-mail sobre a possível inativação. O que significa que para manter o currículo ativo, o candidato deve acessar o portal dentro desse período, caso contrário cadastro fica inativo. A reativação é feita presencialmente na sede da Secretaria.
  • O atendimento presencial do Balcão de Empregos é realizado na sede da Secretaria, rua Ondina, 216, próximo à Igreja da Redentora, e na Praça Laranja do Poupatempo, em frente ao Mercado Municipal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, no Poupatempo, também aos sábados, até 13h.

Marcella Moreira