Coronavírus (COVID-19)

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Perguntas e respostas

  • 1) O que é o coronavírus?

    Resposta: Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como já verificado com a síndrome respiratória aguda grave (SARS), identificada em 2002, e a síndrome respiratória do oriente médio (MERS), identificada em 2012.

  • 2) Qual é a diferença entre o novo coronavírus para os outros vírus?

    Resposta: A doença provocada pelo novo coronavírus chama-se COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre). Os primeiros casos foram registrados inicialmente na China, no final de 2019. Há registros em outros locais do mundo, com casos de mortes.

  • 3) Existe vacina para prevenção ao coronavírus?

    Resposta: Sim, as vacinas foram testadas e já estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo.

    Em São José do Rio Preto, estão sendo aplicadas as doses Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac, AstraZeneca, produzia pela Fiocruz em parceria com a Universidade Oxford, Pfizer BioNTech e Janssen.

  • 4) Quais os sintomas do coronavírus?

    Resposta: Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Os principais sintomas são: febre; tosse; coriza; dificuldade para respirar. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

  • 5) Qual(is) remédio(s) a pessoa com covid-19 deve tomar?

    Resposta: Não existe remédio específico. O tratamento é baseado no quadro clínico da pessoa. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

  • 6) O que é o período de incubação?

    Resposta: Período de incubação consiste no intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do COVID-19, já se sabe que o vírus pode ficar incubado por até 14 dias, quando os sintomas aparecem desde a infecção.

  • 7) Como ocorre a transmissão do vírus?

    Resposta: A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. Neste momento está estabelecida transmissão por contato com secreções. A transmissão pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado. O conhecimento já registrado sobre os coronavírus indica que eles apresentam transmissão de uma para até três pessoas.

  • 8) O coronavírus pode matar?

    Resposta: O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias. Os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.

  • 9) Como prevenir contra a Covid-19?

    Resposta:

    • Usar máscara;

    • Evitar aglomerações;

    • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

    • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

    • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

    • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

    • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

    • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

  • 10) Como é a prevenção contra o coronavírus para os profissionias da saúde?

    Resposta: Profissionais de Saúde devem utilizar medidas de proteção padrão para contato e gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizada máscara de precaução por aerossóis tipo n95.

  • 11) O que fazer em casos de sintomas?

    Resposta: Em caso do surgimento de sintomas, procure o atendimento de saúde.

    Em Rio Preto, os atendimentos para síndromes respiratórias estão concentrados nas Unidades Respiratórias do Município e nas UPAS.

    Veja aqui os locais de atendimento
  • 12) Qual o tratamento indicado para pessoa com covid-19?

    Resposta: Não existe tratamento específico e a orientação médica é baseada no quadro clínico da pessoa. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

  • 13) Quanto tempo dura a recuperação de uma pessoa com covid-19?

    Resposta: No momento, para os casos mais leves com recomendação de isolamento domiciliar, considera-se o período de 10 dias para monitoramento dos sintomas e 14 dias para os contatos. Depois disso, se os sintomas respiratórios e febre acabarem, a pessoa pode voltar à rotina normal.

  • 14) Como a pessoa com covid-19 sabe que está curada da doença?

    Resposta: No momento, para os casos mais leves com recomendação de isolamento domiciliar, considera-se o período de 10 dias para monitoramento dos sintomas e 14 dias para os contatos. Depois disso, se os sintomas respiratórios e febre acabarem, a pessoa pode voltar à rotina normal.

  • 15) Como é feito o diagnóstico de covid-19?

    Resposta: O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz). Conforme definido pelo ministério da saúde, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-COV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da rede nacional de alerta e resposta às emergências em saúde pública, para investigação do coronavírus.

  • 16) Qual é a definição de caso notificado?

    Resposta: Caso comunicado no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, abastecido diretamente pelas prefeituras.

  • 17) Qual é a definição de caso suspeito?

    Resposta: São considerados casos suspeitos todos os que apresentem sintomas respiratórios e que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias.

  • 18) O que é o 'comunicante' de um caso confirmado?

    Resposta: Comunicantes próximos são familiares, profissionais de Saúde que tenham prestado atendimento desprotegidos e pessoas que possam ter tido contato próximo com o caso confirmado para COVID-19. Pode ser considerado caso provável se teve contato com um caso confirmado.

  • 19) Qual é a definição do caso provável?

    Resposta: Aplica-se a uma pessoa que teve contato domiciliar de caso confirmado laboratorialmente e, além disso, apresentou febre ou qualquer sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal dor de garganta, coriza, por exemplo.

  • 20) Qual é a definição de caso confirmado?

    Resposta: A confirmação para COVID-19 poderá ser feita a partir do critério laboratorial, com resultado positivo por meio de RT-PCR (sigla em inglês que significa “reação em cadeia da polimerase”), por laboratório reconhecido pelo ministério para diagnóstico da doença. Caso não seja possível a realização da análise, também poderá ocorrer confirmação pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, situações em que a pessoa teve contato próximo ou domiciliar com um caso confirmado laboratorialmente, e que apresentou febre ou pelo menos um sintoma respiratório, no intervalo de 14 dias após o último contato com o infectado.

  • 21) Qual é a definição de casos descartado?

    Resposta: Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS, mas deu negativo para o novo coronavírus.

  • 22) Qual é a definição de caso excluído?

    Resposta: Caso comunicado no sistema do ministério da saúde que se não se enquadrou nas definições estabelecidas pela OMS.

  • 23) Por que é importante o município fazer a notificação dentro de 24 horas?

    Resposta: A notificação é importante para que os gestores de saúde realizem o monitoramento e as ações recomendadas, como coleta adequada de amostras para diagnóstico. O COVID-19 é de notificação compulsória imediata, ou seja, qualquer caso suspeito e/ou confirmado precisa ser registrado no sistema oficial do ministério da saúde.

  • 24) Onde é possível consultar números de casos suspeitos e confirmados em sp. brasil e mundo?

    Resposta: Nos canais oficiais da Prefeitura de Rio Preto, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não divulgue conteúdos que não tenham sido produzidos por fontes confiáveis. Evite a disseminação de fake news.

    Sites indicados:

    riopreto.sp.gov.br/coronavirus

    saopaulo.sp.gov.br/coronavirus

    www.saude.sp.gov.br

    facebook: www.facebook.com/spsaude

    twitter: twitter.com/spsaude_

    instagram: www.instagram.com/saude_sp

    Outras informações:

    www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas

    www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

    https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports (em inglês)

  • 25) Quais laboratórios públicos fazem o exame de detecção em Rio Preto?

    Resposta: Após a confirmação de dois casos positivos de coronavírus em Rio Preto, tendo sido um deles confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o laboratório do Hospital de Base foi validado como laboratório oficial no município.

  • 26) Os exames também podem ser feitos por laboratórios privados?

    Resposta: Sim. Conforme definido pelo Ministério da Saúde, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-COV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da rede nacional de alerta e resposta às emergências em saúde pública para investigação do coronavírus.

  • 27) Quais são os hospitais de referência?

    Resposta: Em Rio Preto, o Hospital de Base e a Santa Casa possuem leitos para tratamento Covid pelo SUS, bem como a rede privada, com os hospitais Austa, Beneficência Portuguesa, Santa Helena e IMC.

  • 28) O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

    Resposta: Em caso do surgimento de sintomas, procure atendimento de saúde.

  • 29) Casos suspeitos têm sido mantidos em isolamento domiciliar. o que isso significa?

    Resposta: O isolamento familiar é uma conduta prevista pelo Ministério da Saúde e que pode ser indicada pelo médico, a depender da condição clínica do paciente. Consiste basicamente em manter a restrição de contatos com pessoas e ambientes externos, para evitar a circulação do vírus.

  • 30) No isolamento domiciliar, quais cuidados o paciente deve ter?

    Resposta: Nessa condição, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, contatos com secreção do paciente e higienização constante das mãos e do ambiente.

  • 31) O que as pessoas que tiverem contato com pacientes suspeitos devem fazer?

    Resposta: Valem as dicas básicas de cuidados de prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas. Caso aconteça e se necessário, é fundamental procurar um serviço de saúde.

  • 32) Diante da confirmação dos primeiros casos em Rio Preto, quais providências a secretaria municipal da saúde tomou?

    Resposta: A Secretaria Municipal de Saúde mantém o monitoramento e a vigilância do cenário local e acompanha os cenários nacional e internacional, com interlocução com todos os órgãos de saúde envolvidos. Eventuais mudanças podem ser realizadas com base em critérios técnicos e definições da OMS e do Ministério.

  • 33) Os hospitais, públicos e particulares, estão trabalhando em conjunto?

    Resposta: Hospitais formaram uma comissão para centralização de decisões e comunicações.

  • 34) Os profissionais da saúde estão preparados para atender suspeitas de covid-19?

    Resposta: Todos os nossos profissionais foram capacitados e estão seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, além de os hospitais estarem implantando planos de contingência para atendimento ao COVID-19.

  • 35) Todo mundo que suspeitar contaminação por covid-19 vai fazer teste?

    Resposta: As testagens estão sendo feitas conforme indicação do profissional durante o atendimento médico. Em Rio Preto, 90% do número de pacientes suspeitos com Covid foram testados.

  • 36) As consultas e exames previamente agendadas no SUS foram suspensas?

    Resposta: Os exames de endoscopia e espirometria, consultas eletivas de pacientes com sintomas gripais e atendimentos odontológicos eletivos foram suspensos ao longo da pandemia, assim como os grupos das Unidades Básicas de Saúde, como o de diabetes/hipertensão.

    Nesse momento, os exames voltaram a ser feitos, bem como os atendimentos não relacionados a síndromes gripais nas unidades de saúde.

  • 37) A farmácia municipal terá mudança no atendimento?

    Resposta: A Farmácia Municipal mantém o seu funcionamento regular dentro da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, localizada na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h. Atendimento telefônico pelo 3231-3624.


  • 38) A vacinação contra H1N1 será liberada?

    Resposta: A campanha de vacinação contra Influenza continua nas unidades de saúde do município, com horário de funcionamento para imunização de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A vacinação contra Gripe está liberada para munícipes acima de 6 meses de vida.

  • 39) É recomendado o uso de máscaras de proteção?

    Resposta: O uso de máscaras é obrigatório (excetuadas as crianças menores de 3 (três) anos e pessoas com deficiências):

    I – nos veículos de transporte coletivo de passageiros, inclusive transporte escolar;

    II – em qualquer local onde são prestados serviços de saúde, tais como hospitais, clínicas, serviços de vacinação, casas de repouso, farmácias e drogarias, entre outros

    O uso de máscara de proteção é recomendado em locais onde há permanência ou circulação de grande número de pessoas e em locais onde não é possível manter distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas.

    Art. 4º. A manutenção do distanciamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas é recomendada em qualquer local, mesmo ao ar livre.

  • 40) Quais cuidados devem ser tomados por quem utiliza o transporte público?

    Resposta: O uso de máscara de proteção de tecido ou descartável é obrigatório dentro de ônibus e também no Terminal Urbano, além do cumprimento de medidas de higienização das mãos e distanciamento físico entre pessoas. Para os passageiros transportados em pé, é fundamental o respeito às marcas que indicam os pontos de permanência dentro do veículo. Além disso, o usuário não deve embarcar caso no veículo tenha se esgotado o número de assentos ou marcações.

  • 41) O que está sendo feito para evitar a contaminação no Terminal Urbano e na Rodoviária?

    A Emurb promove campanha educativa com cartazes e vídeos educativos nos totens eletrônicos do Terminal Urbano e também disponibiliza álcool gel para os usuários, para os funcionários da Emurb e para os motoristas. O local, assim como o Terminal Rodoviário, está sendo higienizado com cloro hospitalar e quaternário de amônia, seguindo orientação de profissionais infectologistas.

    Especificamente sobre a Rodoviária, a orientação é que os usuários evitem circulação pelo local e que apenas os passageiros se dirijam para as plataformas, sem o acompanhamento de parentes e familiares que não forem viajar. Pede-se ainda que os passageiros se dirijam ao local de embarque com, no máximo, 15 minutos de antecedência. Aqueles que puderem, devem comprar as passagens pela internet, fazendo apenas a retirada do tíquete nos guichês.

  • 42) Posso produzir alcool em gel com receitas caseiras?

    Resposta: Não, pois podem ser nocivos e não garantem proteção. Considerando a grande procura pelo produto e a escassez em supermercados e farmácias convencionais, a Anvisa autorizou que farmácias de manipulação prepararem e vendem álcool em gel ao público, nas formulações necessárias: álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool em gel, álcool etílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%.

    Vale lembra que o álcool em gel deve ser usado quando não é possível lavar as mãos com água e sabão, que continua sendo o melhor método de higienização.

  • 43) Devo evitar algum medicamento no tratamento aos sintomas de covid-19?

    Resposta: Depois de recomendar que o medicamento ibuprofeno não fosse utilizado como tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus (COVID-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) derrubou a restrição por falta de evidências científicas. A droga pode ser utilizada contra febre, assim como o paracetamol, sempre sob orientação médica.

    Apesar de diversos testes para verificar a eficácia de medicamentos contra a COVID-19, tais quais os feitos com cloroquina e hidroxicloroquina, não há evidência científica de eficácia e segurança. Portanto, não se deve buscar por tais medicamentos.

  • 44) Quais são as medidas de prevenção com a flexibilização nos horários de funcionamento do comércio?

    Resposta: Todos os protocolos para funcionamento do comércio estão detalhadas no decreto nº 19.162, de 18 de março de 2022. Os protocolos e o decreto na íntegra podem ser acessados neste link: www.riopreto.sp.gov.br/coronavirus/#notas