Cultura implanta projeto de leitura na rede pública de Saúde

Mini bibliotecas estão sendo implantadas em UBS e CAPS para incentivar leitura entre pacientes e demais públicos

22 de abril de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa está implantando um novo projeto de incentivo à leitura: “Além da Biblioteca Pública – extensão da leitura nas Unidades de Saúde de São José do Rio Preto. Apelidado de “Ler é o remédio para a alma”, o projeto nasceu com o intuito de estender a leitura a outros espaços públicos, em especial, às Unidades de Saúde, tornando-a uma terapia no dia a dia.

A proposta foi criar um espaço de leitura de livros para os pacientes, pois além de estimular o ato de ler, objetiva incentivar e ainda promovê-los a multiplicadores. A Biblioteca Pública selecionar títulos conforme as doações recebidas da comunidade, monta kits com 100 livros e distribui como minibibliotecas acompanhadas do banner do projeto para cada Unidade, conforme a demanda do atendimento local.

Os gêneros literários, poesias e ficção são os maiores aliados ao tratamento de doenças físicas e da alma, pois despertam a imaginação e identificação com os personagens. Há porém uma variedade grande da literatura brasileira, americana, inglesa, biografias, autoajuda e clássicos da literatura nacional e mundial. A proposta é diminuir os impactos na saúde dos pacientes, acompanhantes e funcionários, incentivando-os a pelo menos folhear um livro, ler uma poesia, conhecer um pouco dos autores, degustar um pouco da leitura.

O público-alvo, além dos pacientes são acompanhantes e também funcionários das Unidades de Saúde.

Os funcionários da saúde serão os multiplicadores, além de participar da leitura, indicarão e divulgarão os livros lidos a todos interessados. A cada três meses serão substituídos alguns livros de uma unidade e encaminhados para outras. Nestes três meses serão monitoradas todas as unidades participantes. Será gerado um relatório sobre a movimentação tanto empréstimos, quanto livros com páginas arrancadas, sujos, não devolvidos e o perfil de leitura. O acesso aos livros é livre. O livro pode ser lido no local e também emprestado para ser lido em casa.

Já aderiram ao projeto, que tem parceria entre a Secretaria de Cultura e Secretaria de Saúde, as seguintes unidades de Saúde: UBS Central, UBS Vila Elvira, UBS Parque Industrial, UBS Talhado, UBS Anchieta, CAPS II Centro, UBS Lealdade e Amizade e CAPS A.D Vila Clementina. A meta é ampliar para toda a rede municipal de saúde.