De olho no futuro, alunos da ETEC participam do Time do Emprego

Jovens aproveitam período de férias para aprender sobre comportamento em seleções profissionais e carreira

18 de julho de 2019

A quinta turma do Time do Emprego, promovida pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, com o apoio do Poupatempo, tem perfil diferente das anteriores. Todos os 20 jovens que receberam hoje (18) o certificado de conclusão de curso são alunos da ETEC – Etec Philadelpho Gouvêa Netto.

“Há uns meses, promovemos uma palestra sobre vida profissional e mercado de trabalho na escola técnica. Eles manifestaram interesse de aprofundar conhecimento e, então, começamos a construir essa turma direcionada”, conta o facilitar do programa e técnico da secretaria, Leandro Souza.

Os jovens têm entre 15 e 18 anos e, em geral, ainda não possuem experiência profissional. Como estudam em período integral, conciliando ensino médio e técnico, aproveitaram as férias escolares para participar do programa.

Nayara Dias, 16 anos, é de Bálsamo e faz parte do grupo de alunos que vive em cidades vizinhas a Rio Preto que fez questão de aproveitar a oportunidade. “A gente tem um conhecimento vago até chegar aqui e saber o que falar ou não falar numa entrevista, como se comportar, como se vestir numa entrevista”, conta. Simpatizante dos números, ela, que hoje faz técnico em Administração, pensa em seguir na área de contabilidade e ingressar no mundo do trabalho.

Quem também já está se preparando é Arthur Conti, 17 anos, de Mirassol, que cursa o ensino médio e técnico em Informática. “Tenho buscado me preparar, com cursos sobre liderança, empreendedorismo e abracei de cara a chance de desenvolver habilidades para o momento de buscar empreso e espaço profissional”, compartilha. Sonhando grande e investindo em autodesenvolvimento, o jovem quer logo ingressar na faculdade de ciências da computação, que pretende conciliar com o futuro emprego.

Num movimento de solidariedade e responsabilidade social, todos os participantes foram incentivados a contribuir com Campanha do Agasalho 2019, dando roupas de frio excedes para quem precisa.

A entrega dos certificados aos participantes do Time do Emprego contou com a presença do secretário do Trabalho e do Emprego, Edemilson Favaron, e do administrador do Poupatempo, José Américo Pontes. O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Rio Preto.

Informações para a imprensa:
Marcella Moreira
mmmoreira@riopreto.sp.gov.br