Dnit confirma empenho de R$ 43 milhões para obras de duplicação da BR-153

Valor está reservado no Orçamento da União para a intervenções na rodovia; montante deve garantir o andamento até dezembro

25 de abril de 2019

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura dos transportes) confirmou nesta terça-feira, dia 23, o empenho de R$ 43 milhões para as obras de duplicação do trecho urbano da BR-153 que atende a Região de Rio Preto. Sendo R$ 40 milhões para o consórcio e outros R$ 3 milhões para as empresas que acompanham as obras.

Com isso, o valor que estava previsto no Orçamento da União deste ano fica reservado para garantir o andamento da obra até dezembro. O anúncio do empenho foi feito na semana passada pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante audiência com o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, em Brasília.

Segundo o ministro, metade das obras de duplicação da BR-153 estarão liberadas para o tráfego a partir de junho deste ano. A liberação deve ocorrer no lote 3, que possui quase oito quilômetros de extensão – do km 64,2 até o km 71,1 (do entroncamento com a Washington Luís até a saída para o Shopping Iguatemi).

Freitas afirmou ainda que os outros R$ 75 milhões necessários para a conclusão de todo o projeto estão previstos para ser incorporados ao orçamento de 2020.

“É uma importante conquista para o desenvolvimento de Rio Preto e de toda a região. Sabemos que a rodovia é uma das mais importantes do país para o escoamento da produção”, disse o prefeito.

A duplicação

A duplicação do trecho urbano da BR-153 em Rio Preto é executada por um consórcio e custeada com recursos do governo federal, por meio do Ministério dos Transportes e DNIT. A obra contempla a duplicação de 17,8 quilômetros da rodovia, construção de 14 viadutos (seis deles em execução) e oito passarelas.

Outro trecho da BR, que soma 2,8 quilômetros – entre Rio Preto e Bady Bassitt (do Km 72,1 ao km 74,9) já foi duplicado com recursos da concessionária que administra a rodovia. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 30 de agosto do ano passado.