Educação inicia novo ciclo de programa de empreendedorismo nas escolas

Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, implantado em 2018, terá continuidade neste ano

20 de maio de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deu início nesta segunda-feira (20/5) à implantação de um novo ciclo do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP) nas unidades municipais.

O programa foi implantado na rede municipal em 2018, com a participação de 13 escolas. Agora, a ideia é expandir a capacitação para outras unidades. Para começar o novo ciclo, os coordenadores pedagógicos da rede participaram hoje de uma apresentação do programa, feita pelo consultor do Sebrae Luciano Impastaro.

“Agora, os coordenadores vão levar a proposta para a equipe escolar. O objetivo do JEPP é que os estudantes aprendam e desenvolvam características do comportamento empreendedor e que usem essas características para estabelecer e alcançar seus objetivos de vida”, diz Luciano. A partir dessa apresentação, as escolas vão manifestar interesse na particação no JEPP.

Em 2018, o programa já foi aplicado nas escolas Álvaro Luiz Angeloni, Amaury de Assis Ferreira, Carlos Roberto Seixas, Carmen Nelita Anselmo Vettorazo, Cenobelino de Barros Serra, Cyrino Vaz de Lima, Daisy Rollemberg Trefiglio, Guiomar Maia, Joana Casagrande Vinha, José Maria Rollemberg Sampaio, Oscar Arantes Pires, Silvio de Melo e Yolanda Ferrari Vargas. Os temas abordados são:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas
2º ano: Temperos naturais
3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano: Locadora de produtos
5º ano: Sabores e cores
6º ano: Ecopapelaria
7º ano: Artesanato sustentável
8º ano: Empreendedorismo social
9º ano: Novas ideias, grandes negócios
Em cada um desses módulos, os alunos terão contato com ideias como a montagem de uma loja, formação de estoque, captação de clientes, elaboração de preços, relação com outros empreendedores e sustentabilidade.