Educação investe mais de R$ 3 milhões em laboratórios de informática

Desde o início deste ano, unidades escolares receberam 500 novos computadores, além de outros equipamentos e atualização de programas

13 de junho de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta quinta-feira (13/6) o balanço de investimentos na modernização de laboratórios de informática na rede municipal de ensino. Desde o início deste ano, unidades escolares receberam novos equipamentos e atualização de programas, que somam investimentos de R$ 3,1 milhões.

O balanço dos investimentos foi apresentado em evento no Complexo José Luiz Spotti, na Estância Navarrete, que recebeu novos computadores e também atualização de software (veja relação abaixo). O complexo oferece atividades de contraturno para alunos da rede municipal de ensino, e engloba também duas escolas municipais: Flávio Fasanelli Rodrigues, de Educação Fundamental, e Dunalva do Amaral Farath, de Educação Infantil.

A Educação municipal tem 81 laboratórios de informática. Destes, nove passaram por melhorias em 2019. Foram entregues 500 computadores, 80 multifuncionais, 80 impressoras laser, e 150 projetores multimídia. Há ainda outras 31 multifuncionais alugadas em uso na rede municipal. Também foram aplicadas 1.050 licenças de uso do programa Windows 10.

“A tecnologia é uma ferramenta de aprendizagem essencial nos dias de hoje. Os laboratórios estão recebendo essas melhorias para propiciar às crianças o acesso ao conhecimento e qualidade na educação. O uso da tecnologia é, também mais uma maneira de fazer com que os alunos tenham interesse em aprender”, afirma a secretária de Educação, Sueli Costa.

O prefeito Edinho Araújo visitou o complexo, conheceu o novo laboratório e aproveitou para conversar com os estudantes sobre temas como combate à dengue, segurança no trânsito e prevenção de queimadas. “Vivemos um novo tempo e a escola pública precisa acompanhar esse desenvolvimento. O mundo é digital e precisamos levar esses instrumentos para os estudantes, preparando as crianças para o futuro”, diz.

Os computadores do complexo são utilizados com crianças que têm entre 4 e 9 anos de idade. “Os professores desenvolvem trabalhos para complementar o ensino em sala de aula. As crianças também aprendem como pesquisar e encontrar fontes confiáveis de informação”, explica o chefe de coordenadoria do complexo, Dioze Gonçalves Fernandes. Há ainda a previsão de que sejam abertos cursos de informática abertos à comunidade no complexo.

EDUCAÇÃO DIGITAL – INVESTIMENTOS

Valor total: R$ 3,1 milhões

Laboratórios na rede municipal: 81

Equipamentos e programas:

500 computadores

80 multifuncionais

31 multifuncionais alugadas

80 impressoras laser

150 projetores multimídia

1.050 licenças de Windows 10

Modernizações em 2019:

EM Walfredo Fogaça – 16 computadores e parceria com ETEC Paula Souza e Secretaria do Trabalho para oferecer cursos à comunidade

EM Alberto José Ismael – 15 computadores

EM Daud Jorge Simão  – 15 computadores

EM Bosque Encantado – 15 computadores

EM Antonio de Souza – 15 computadores

Troca de computadores nos Complexos Educacionais:

COMPLEXO JOSÉ LUIZ SPOTTI – 13 computadores com licença para Windows e cursos para a comunidade em implantação

COMPLEXO MARIA SIQUEIRA CAMPOS PIRES DE ALBUQUERQUE – 13 computadores com licença para Windows e cursos para a comunidade em implantação

COMPLEXO GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKIMIN  – 13 computadores com licença para Windows e cursos para a comunidade em implantação

Universidade Aberta do Brasil

Ampliação do laboratório da universidade, que funciona na sede da Secretaria da Educação, com mais 28 computadores novos, totalizando 50 equipamentos. A instituição tem cursos da Univesp e da Ufscar.

Equipamentos em implantação

EM Jaguaré – 15 computadores