Educandos do CEMA distribuem empatia no Dia Mundial do Autismo

Com bexigas azuis, cor símbolo da data, eles passearam pelo Plaza Avenida Shopping nesta terça (2/4), em uma ação de conscientização

2 de abril de 2019

A terça-feira (2/4) foi um dia diferente para os educandos do Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista Maria Lucia de Oliveira (CEMA): em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, eles participaram de uma série de atividades planejadas para a data, sendo a principal delas um passeio pelo Plaza Avenida Shopping, distribuindo bexigas azuis, panfletos e muita empatia.

A ação, além de trabalhar a conscientização das pessoas abordadas, auxilia também em um dos principais aspectos trabalhados no CEMA: a socialização. “A maior parte dos nossos educandos são adultos, já passaram da fase escolar. Por isso, focamos na socialização e no desenvolvimento global”, afirma a professora Suzi Angela Fernandes Peres, que está há 19 anos na instituição e ministra aulas de expressão artística e cultural e música. “Também trabalhamos para dar independência em algumas atividades, como se alimentar ou fazer a escovação dos dentes”, completa.

Atividades em ambientes fora do CEMA contribuem também para a inclusão social. A professora Claudia Guareschi, que trabalha há 22 anos no centro de convivência, conta que, no último sábado, três educandos tiveram a oportunidade de participar de um festival de judô. “É um trabalho muito gratificante. A gente observa o crescimento deles a cada dia. Às vezes parece que o desenvolvimento é pequeno, mas esse pouco é muito para eles”, diz.

Além dos educandos adultos, o CEMA atende ainda a 11 crianças que estão na rede municipal de ensino, onde a inclusão é realizada diariamente: as escolas municipais têm atualmente 159 alunos que foram diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA). Além de participarem das aulas regulares, eles são atendidos nos Núcleos de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), com atividades no contraturno em salas de recursos multifuncionais.

Ao todo, o CEMA tem 43 educandos, que recebem atendimento visando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, com atividades e oficinas como artesanato, jogos e brincadeiras, letramento, informática, horta e jardinagem, expressão cultural e artística, música, judô e atividades físicas.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2007.