Eletricistas recém-formados estão aptos a trabalhar com reparos domésticos

Aulas práticas aconteceram em prédio no Cidadania que deverá receber cooperativa

7 de fevereiro de 2019
Aulas trataram de geração, fornecimento e distribuição de energia elétrica, até a chegada dela numa residência Foto: Marcos Morelli

A Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego de Rio Preto concluiu nesta semana a primeira turma de curso profissionalizante de 2019. Vinte alunos do curso de Eletricista Residencial participaram gratuitamente de aulas teóricas e práticas, num total de 80 horas de capacitação, de 21 de janeiro a 6 de fevereiro.

José Luiz de Campos, o Campos, tem 49 anos e ficou interessado em participar do curso porque deixou o trabalho administrativo para se dedicar a atividades de manutenção residencial.

“O curso me ajudou muito, ampliando meus conhecimentos e oficializando essa competência. Agora, posso prestar serviços na parte elétrica, junto com outros que presto como marido de aluguel”, explica. “Trabalhava na área de gestão, mas precisei me reinventar, já que não encontrava espaço no mercado. Como prestador de serviços residenciais, tô achando promissor e vejo o futuro com otimismo”, completa Campos.

De acordo com o professor Anderson Fernando da Costa, a proposta traçada junto com a Secretaria do Trabalho era que, depois de três semanas de treinamento, os participantes do curso saíssem em condições de pleitear um emprego ou como autônomos para geração de renda.

“Na parte teórica, nós vimos o processo de geração, fornecimento e distribuição de energia elétrica, até a chegada dela numa residência. Passar por dimensionamento, disjuntores, proteções, normas de segurança, lâmpadas de led, novas tecnologias e tudo mais que possa ser encontrado numa residência”, explica Da Costa.

A parte prática do curso foi desenvolvida em um prédio localizado à rua Zacarias Seline Alex André, no bairro Cidadania. “Em breve, vamos instalar neste salão a cooperativa de corte e costura que está sendo organizada pela Prefeitura por meio da nossa secretaria”, adianta o secretário Edemilson Favaron.

Interessados em informações sobre novas oportunidades de curso ao longo deste ano podem ser acompanhadas por meio do link www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos ou por meio do telefone 17 3211 4950.

Marcella Moreira