Emenda parlamentar favorece compra de instrumentos musicais para crianças

Verba foi conseguida pelo então deputado Rodrigo Garcia

25 de abril de 2019

A assistente social Cidinha Canzela, moradora no Jardim São Deocleciano, morreu há 10 meses por complicações pulmonares, mas dificilmente será esquecida pelos seus atos de bondade e cidadania. Entre muitas outras ações, ela deixou formado um projeto social que leva seu nome na Associação de Assistência São Deocleciano (AASD), ligada à paróquia Nossa Senhora do Brasil, e fundado por ela e pelo padre Ernesto de Oliveira Rosa em 2011.

A obra atende 33 crianças de seis anos a 11 anos e 11 meses da própria comunidade no contraturno escolar, com atividades de ensino e esportes de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, totalmente gratuito.

Esta quinta-feira, 25, foi dia de festa no projeto com a entrega de instrumentos musicais e acessórios, adquiridos por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Garcia, hoje vice-governador do Estado. O valor total do repasse é de R$ 176.562,95, direcionado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Presidindo a cerimônia, o prefeito Edinho Araújo falou dos benefícios das atividades para as crianças e da importância do projeto. “Esse ato hoje só é possível pela união das pessoas para o bem comum, começando pela Cidinha Canzela, padre Ernesto, perpassando pela Prefeitura, pelo Rodrigo Garcia, vencendo entraves burocráticos e ganhando a adesão de pais entusiasmados. Família, escola, igreja, comunidade: eis a fórmula para tudo dar certo,” afirmou.

Estavam presentes também o jornalista Roberto Toledo representando o vice-governador Rodrigo Garcia, a secretária interina de Assistência Social, Patrícia Lisboa, o presidente da AASD Altair Antônio Azevedo, o pároco da Nossa Senhora do Brasil pe. Ernesto de Oliveira Rosa, os vereadores Fábio Marcondes e Renato Pupo, representantes da vereadora Carina Karoline e do deputado Celso Russomano, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Luciane Albieri, o presidente da Emcop Adão Moraes, o chefe de gabinete Zeca Moreira, a coordenadora do projeto Graça Lima, diretores da associação, equipe multidisciplinar do projeto, pais das crianças e seis pessoas da família Canzela, entre pais, irmãos e o filho único.

Muito emocionados, Valdemar e Maria, pais de Cidinha Canzela, e o filho Rafael Abdala Júnior, participaram da cerimônia, justificando a homenagem. “Ela era uma pessoa de bom coração, só sabia ajudar as pessoas. Tinha carinho especial pelas crianças do projeto, socorria moradores de rua, caridosa, generosa, dinâmica, estava sempre atrás de alguém para ajudar,” contou o pai, Valdemar.

Nesta cerimônia, foram entregues 39 instrumentos musicais, adquiridos no valor total de R$ 20.214,97: quatro clarinetas, sete flautas transversais, sete microfones com fio, dois saxofones tipo alto, dois saxofones tipo soprano, dois saxofones tipo tenor, 10 suportes para partituras retráteis, dois violinos 4/4, dois violinos ¾ e um amplificador.
O projeto já recebeu anteriormente 1 suporte para projetor, 1 projetor, 1 tela de projeção e 1 van zero quilômetro (p/ 14 passageiros). Há outros equipamentos em fase de licitação.

A intenção é formar um grande conjunto com participação de alunos e pais, segundo a coordenadora Graça Lima.

O projeto Cidinha Canzela oferece as atividades: caratê, capoeira, contação de histórias, língua portuguesa, inglês, artesanato, música, pular corda, dança, oficina de ética e cidadania, oficina de grupo (com psicóloga), inclusão digital, artesanato, entre outras.