Emurb e Empro apresentam sistema Estacione Digital

Usuários poderão adquirir saldo com aplicativo, agentes e nos pontos de venda

4 de dezembro de 2018

A Emurb (Empresa de Urbanismo de Rio Preto) e a Empro (Empresa de Tecnologia e Informação) já estão testando nas ruas o novo aplicativo e o sistema de venda de créditos do estacionamento rotativo pela internet. Com a novidade, os usuários podem adquirir saldo pelo computador ou smartphone, por meio do app Estacione Digital ou pelo Portal do Cidadão e utilizá-lo ao deixar o carro nas vagas identificadas. O pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. Todo o sistema foi desenvolvido pela Empro Tecnologia e Informação.

O valor mínimo para aquisição com cartão de crédito é de R$ 3,50 e, com boleto de R$ 21. Com os agentes o pagamento é feito em dinheiro, com limite mínimo de R$ 3,50.

Os créditos são cumulativos e também podem ser adquiridos com os fiscais, mas somente serão ativados pelos usuários. A ativação do tíquete só será feita pelo fiscal por meio da venda do crédito avulso, com a geração do QRcode – que continuará a ser oferecido.

Os antigos cartões do estacionamento rotativo ainda serão válidos para uso, mas só vão ser comercializados, por ora, em alguns pontos de venda até que termine o processo de informatização. Concluído esse processo, o prazo final para a troca dos cartões já comprados por créditos no sistema será de trinta dias.

A compra dos créditos é feita pelo número de CPF do usuário. Isso permite que ele cadastre diferentes veículos e utilize livremente o valor adquirido – tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo. “O motorista pode comprar um valor e utilizar no carro dele, da esposa, dos filhos, etc.”, explica o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

Para adquirir os créditos, o motorista que ainda não tiver cadastro no Portal do Cidadão da Prefeitura de Rio Preto precisa apenas incluir os dados e criar a senha. O portal já conta com 15 mil pessoas físicas cadastradas.

Compra por meio do aplicativo Estacione Digital

Para comprar os créditos, basta o usuário baixar o aplicativo Estacione Digital na loja de Apps (iOS, a partir do Iphone 5S e sistema a partir da versão 12 ou Android, a partir da versão 5) e instalá-lo. Usuários que já são cadastrados no Portal do Cidadão terão apenas que inserir CPF e senha para ter acesso às opções.

Aqueles que ainda não têm o cadastro precisam inserir informações básicas e criar a senha. Após o acesso, o usuário pode cadastrar veículos, comprar créditos, consultar o histórico de compras e de utilização, além de acionar a utilização. No aplicativo, o pagamento é feito por meio do cartão de crédito.

Os valores ficam direcionados para o CPF do comprador. Isso permite que os créditos (R$ 3,50) sejam utilizados em qualquer veículo. Para tanto, a placa deve ser informada pelo usuário no sistema.

Com o acionamento do crédito, o veículo é incluído no sistema como “ativo” e os agentes de fiscalização recebem essa informação em seus smartphones. Isso exclui a possibilidade de o carro ser notificado ou multado.

Compra pelo portal

Para comprar os créditos pela internet, basta o usuário acessar o Portal da Prefeitura, pelo endereço www.riopreto.sp.gov.br, clicar no botão Utilidade Pública e, na sequência, “Estacione Digital – Acessar o Serviço”. Nesse ambiente, o internauta pode cadastrar veículos, comprar créditos, consultar o histórico de compras e de uso, além de acionar a utilização do crédito.

No processo de aquisição dos créditos pela internet, na função boleto, o valor é compensado e a utilização do crédito liberada em até 72 horas após o pagamento.

Os valores ficam direcionados para o CPF do comprador. Isso permite que os créditos (R$ 3,50) sejam utilizados em qualquer veículo. Para isso, a placa deve ser informada pelo usuário no sistema.

Com o acionamento do crédito, a placa do veículo é incluída como “ativa” no sistema da Emurb, excluindo a possibilidade de o carro ser notificado ou multado.

QRcode

Para os usuários que preferirem o pagamento no momento da utilização, os agentes da Emurb continuarão fazendo a venda de créditos em dinheiro. O cupom com o QR Code é gerado na hora e a placa do carro incluída no sistema. Também será possível comprar saldo com os agentes com pagamento em dinheiro. O recibo é impresso na hora.

Pontos de venda

Dos 87 pontos de venda credenciados para a venda de tíquetes do estacionamento rotativo, 43 já estão habilitados para vender os saldos digitais do estacionamento rotativo. Quando o nível de habilitação chegar a 100% dos pontos de venda, iniciará o prazo de 30 dias para a extinção do antigo modelo.

Nova estrutura de fiscalização

Os agentes de fiscalização e venda de tíquetes estão trabalhando em nova configuração. O estacionamento rotativo foi redistribuído em 64 setores para que os agentes fiquem responsáveis por quatro quarteirões cada um em sistema de “cruz”.

Com isso, eles terão um local de referência, que contará com marca pintada no chão. Isso facilitará para que os motoristas encontrem o fiscal na hora de comprar tíquetes avulsos ou créditos.

Ao mesmo tempo, sete supervisores darão suporte aos demais agentes, para que não haja interrupções no atendimento.