Escola de Gestão Pública oferece aula de computação aos moradores da favela Marte

Acordo foi assinado também com o IFSP que vai emitir os certificados

18 de novembro de 2021

Aprender computação é o caminho do futuro; ninguém mais imagina um mundo sem computador, seja na empresa, na escola e inclusive na família. Facilitar o acesso a esse aprendizado é o objetivo dos diretores da Escola de Gestão Pública (EGP) Ana Maria Vilela, da Prefeitura de Rio Preto e do prefeito Edinho Araújo que assinaram um Termo de Cooperação com o Instituto Federal São Paulo e Instituto Valquírias para concretizar um curso de informática aos moradores da favela Vila Marte (Vila Itália).

O acordo foi assinado nesta quinta-feira, 18, às 10h da manhã, no gabinete do prefeito, ressaltando o modus agendi da parceria: os educadores internos da EGP ministram os cursos; o IFSP emite os certificados de conclusão para os participantes e cede instalações para os cursos; e as Valquírias interagem com os moradores da favela durante o ano, colaborando na escolha dos cursos.

Estavam presentes na assinatura os diretores Ronaldo Bittencour e o coordenador acadêmico Carlos Fett (EGP); as servidoras Manoela Marques e Gisele Numer; pelo IFSP Marcos Furini e profa. Andrea Cristina Fidelis; e Amanda Oliveira (de As Valquírias), Benvindo Pereira, presidente da Associação de Moradores da favela, além do chefe de gabinete Zeca Moreira e do secretário de Comunicação Mário Soler.

As aulas estão marcadas para os dias 14 e 16/12 e 21 e 23/12. Serão duas turmas de 30 pessoas (moradores da Favela). Total de 60 pessoas.

Objetivo dos temas: capacitar os moradores – que buscam no empreendedorismo ou em oportunidades no Mercado de Trabalho – com as condições básicas para interagir bem com clientes, recrutadores de empresas; ou negociar da melhor maneira os produtos/serviços de seus empreendimentos individuais.

“Esse acordo representa uma participação importante da Escola de Gestão Pública dentro do Projeto Favela Marte. Especialmente no seu pilar de geração de renda, contribuindo com a qualificação profissional dos moradores,” afirmou o diretor Ronaldo Bitencourt.

O coordenador acadêmico Carlos Fett também será professor neste curso: “A EGP estar junto com o Instituto Federal de SP e As Valquírias demonstra o interesse coletivo em colaborar com a dignidade humana junto aos que residem na Favela Marte. E com todo o apoio do prefeito Edinho Araújo. Começaremos com cursos de capacitação profissional, como vendas e comunicação. O que favorecerá o empreendedorismo local e a expansão de oportunidades para todos os moradores”, afirma Carlos Fett.

Um dos ministrantes das aulas é o diretor Ronaldo Bittencourt, que vê neste projeto um grande aliado no futuro dos alunos. “Os temas têm por objetivo capacitar os moradores – com vistas ao empreendedorismo ou oportunidades no mercado de trabalho – com as condições básicas para interagirem bem com clientes, recrutadores de empresas; ou negociar da melhor maneira os produtos/serviços de seus empreendimentos individuais. São eles Comunicação e Inteligência Emocional; e Vendas”.

“Na sequência, começo de 2022, implementaremos o Curso Informática Básica, através do educador interno da EGP, Odair Araújo da Silva. Serão mais duas turmas de 20 moradores da Favela em cada uma delas. Utilizarão os Computadores do IFSP, na sede do Instituto, e aprenderão noções básicas de Word, Excel e outros programas do Pacote Office”, informou Carlos Fett.