Espaço Árvore é implantado em 260 prédios públicos

Além e aumentar espaço de canteiros e permeabilidade, projeto possibilita plantio de quase duas mil mudas

15 de abril de 2019

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo está finalizando, a implantação de Espaço Árvore nas calçadas de todos os prédios públicos próprios do município. São, ao todo, 260 imóveis que receberam ou estão recebendo, em seu entorno, além de espaços maiores para o desenvolvimento das árvores, o plantio de novas mudas. Com isso, quase 2 mil novas mudas de árvores estão sendo plantadas.

O projeto teve início em 2017, continuou em 2018 e está em fase de finalização em 2019. A implantação está a cargo a empresa terceirizada KM engenharia.

Mudanças

O canteiro permeável no entorno de cada árvore foi feito no padrão Espaço Árvore, que consiste em canteiros permeáveis com, no mínimo, 40% da largura da calçada, com o dobro de comprimento, respeitando sempre a acessibilidade ou passagem mínima de 1,20 metros para o pedestre.

Cada árvore foi georreferenciada e terá um elemento de identificação de Espaço Árvore pintado no calçamento. Todos os canteiros recortados estão recebendo como forragem o plantio de grama esmeralda. Os canteiros sem árvores e os novos que serão realizados nos locais que tiverem espaços estão recebendo o plantio de mudas realizado pelo Viveiro Municipal.

Espaço Árvore

O Espaço Árvore é um espaço destinado exclusivamente e permanente, ao plantio de árvores, compatível com o crescimento do tronco e das raízes. Tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea. O canteiro remove o concreto e amplia a área de absorção de águas pluviais, diminuindo os riscos que alagamentos e enxurradas.

A proposta é que a árvore tenha seu lugar exclusivo nas calçadas, a fim de evitar seu corte pelo conflito com demais equipamentos (como postes, tubulações ou mesmo entrada de garagem), que, muitas vezes, chegam depois das árvores.

Próximas etapas

A próxima etapa é iniciar o Espaço Árvore em novos loteamentos e que também os munícipes passem a adotar em toda a cidade. No que tange às árvores já plantadas em calçadas de ruas e avenidas, os moradores devem, na medida do possível, “libertar” as árvores do concreto em torno delas, que muitos vezes sufocam o tronco da árvore. O Espaço Árvore também deverá ser exigido quando da solicitação de aprovação de um novo empreendimento.

Vantagens

As vantagens do Espaço Árvore são muitas: aumento da infiltração da água no solo, minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do solo, retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo, aumento da fixação da base da árvore, reabastecimento do lençol freático e embelezamento da cidade.

A exigência do “Espaço Árvore” está prevista na Lei Municipal n 13.031/2018 em seus artigos 28 e 29. O padrão Espaço Árvore também faz parte da diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul, do qual Rio Preto ocupa o atual 1º lugar no ranking e Plano Diretor de Arborização Urbana.

Em espaços públicos abertos como praças e na Represa Municipal, a exemplo do lago II, estão sendo feitas melhorias da drenagem das árvores, inclusive com recortes circulares. Porém em calçadas com trânsito de pedestres devem ser sempre seguidas as especificações de tamanho e sempre deixar livre 1,20m da acessibilidade. Só não estão recebendo o Espaço Árvore, os prédios públicos que não possuem calçadas com área viável.

Josy Mariano