Espaço Viver Bem Solidariedade será lançado nesta quarta, 27

Projeto ajuda no desenvolvimento econômico e social do bairro e entorno, por meio de atividades educacionais e profissionalizantes

25 de março de 2019

Pouco mais de um ano da inauguração do bairro Solidariedade, os moradores das 1300 casas terão oportunidade de começar a participar de cursos profissionalizantes, além de várias atividades esportivas, recreativas e educacionais no Espaço Viver Bem, que será oficialmente lançado no próximo dia 27 (quarta-feira), às 10 horas.

O projeto é executado pela Emcop (Empresa Municipal de Construções Populares) e cumpre a última etapa do Projeto Técnico Social (PTS), previsto no programa federal Minha Casa, Minha Vida – MCMV, de Faixa 1 de investimento.

“A parceria com a Caixa Econômica Federal é fundamental para a concretização e consolidação do projeto. Com esse apoio, a gente consegue fazer a adequação de um espaço físico para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto e atender prioritariamente os novos moradores. Outra grande parceira nossa também é a instituição social AMAI (Associação Mamãe Idalina) que é quem tem o contato direto com a população, principalmente por meio dos professores e monitores”, explica Adão Morais, presidente da Emcop e responsável pelo andamento do programa.

O projeto
Esse não é o primeiro Espaço Viver Bem que será implantado. Existem outros que estão em pleno funcionamento na cidade, nos bairros Nova Esperança e Lealdade/Amizade.

O projeto é idealizado para trabalhar os quatro principais eixos do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial dos residenciais (PDST), que são a mobilização, organização e fortalecimento social, acompanhamento e gestão da intervenção, educação ambiental e patrimonial e o desenvolvimento socioeconômico.

“Para nós, não é só uma questão de cumprir uma obrigação legal, mas uma questão de humanizar o trabalho, ajudar as famílias a se desenvolver e se relacionar entre si com mais tranquilidade e respeito”, comenta Morais.

A implantação do projeto contou com o apoio de várias secretarias como Esportes, Serviços Gerais, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Guarda Municipal, Obras, Planejamento e Empro, que trabalharam para humanizar e aproximar mais ainda o poder público da população.

Processo de implantação
A população abraçou o projeto desde a implantação do primeiro contêiner, no início de novembro do ano passado.
“Os contêineres, a princípio, seriam todos alugados, mas a Caixa nos autorizou a compra de todos, e por isso ao final da execução do projeto nesse formato, todos os equipamentos ficarão à disposição do município”, comenta o presidente da Emcop.
Cerca de um mês depois da instalação dos contêineres, a população novamente mostrou seu carinho pelo projeto e participou de toda a pintura, que hoje é a identidade do projeto.

“Foi incrível ver a população trabalhando, se envolvendo com o projeto. Todos os desenhos foram de autoria do grafiteiro Pecks – Artes sem Limites, e foram elaborados com o intuito de lembrar aos moradores e frequentadores do projeto o respeito ao próximo e a solidariedade; por várias horas a paisagem do local mudava minuto a minuto, as crianças vinham pedir para aprender a grafitar e participar, realmente, foi uma imagem maravilhosa”, detalha Morais.

Além disso, houve também uma intensa divulgação e conscientização da população sobre a instalação e funcionamento do projeto pelas assistentes sociais, com visitas nas escolas municipais, na UBS Felicidade, no CRAS João Paulo e no comércio.

Lançamento

Embora o complexo já esteja recebendo a população, o lançamento oficial será no dia 27, próxima quarta–feira, às 10 horas, na Avenida Esmeraldo Carolino, sem número, no bairro Solidariedade.
“Atualmente, já estão sendo desenvolvidas atividades como Judô, Futsal, Dança, Artesanato com materiais recicláveis, Hip Hop, Pilates, Violão e Baú de Leituras e Brinquedos, porém a equipe técnica já está finalizando a grade para os cursos de geração de renda, Bordado, Porteiro, Cabeleireiro, Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure, Informática níveis l e II, e atividades com o intuito de orientar e informar a população com temas diversos pertinentes ao universo do território, como evitar a dengue, por exemplo”, explica Adão.

Inscrições
O Projeto Social Espaço Viver Bem Solidariedade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a inscrição, levar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.