Farmácia Municipal atende 3.700 pacientes por mês

15 de janeiro de 2019

A Farmácia Municipal é um dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente à população de Rio Preto pela prefeitura. Localizada no boxe 13 do Terminal Rodoviário, a farmácia atende mensalmente 3.700 pacientes, que retiram medicamentos controlados e não-controlados no local. A unidade funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
Com o encerramento das unidades próprias do programa federal “Farmácia Popular”, em junho de 2017, a Prefeitura de Rio Preto incorporou a unidade, que ficava no mesmo local, como um dos serviços da rede pública, visando garantir a assistência à população.
Em julho de 2018, a Farmácia Municipal foi reformada, transformando-se em um local mais funcional e aconchegante para o usuário, que, desde então, dispõe de farmacêutico em tempo integral. A Farmácia disponibiliza serviço clínico farmacêutico, com atendimento individual em local privativo (consultório farmacêutico), onde pode tirar dúvidas sobre tratamentos e ser acompanhado pelo farmacêutico.
“Na consulta, o farmacêutico avalia os medicamentos utilizados pelo paciente quanto à forma de tomá-los, interação com outros medicamentos, evolução clínica da patologia e define um plano terapêutico com metas e objetivos. Quando necessário, o farmacêutico entra em contato com outros profissionais e realiza encaminhamentos. Todo o processo é registrado no prontuário eletrônico do paciente”, afirma a gerente do Departamento de Atenção Farmacêutica, Carmen Lígia Firmino Marques.
A Farmácia Municipal realiza a dispensação de 150 medicamentos padronizados pela Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), que segue a determinação da Política Nacional de Medicamentos. Atualmente, a lista da Remune é composta por cerca de 300 medicamentos. Para retirar, o usuário deve apresentar o número de PFJ (número de cadastro da Prefeitura de Rio Preto) e a receita médica, que deve conter o nome completo do paciente, data e nome do medicamento descrito pelo nome genérico do princípio ativo.
Além da Farmácia Municipal, as 27 unidades básicas de saúde possuem farmácias, onde o paciente pode retirar os medicamentos da Remune, apresentando a mesma documentação. As farmácias das unidades, no entanto, funcionam das 7h às 17h. As farmácias das unidades Vila Toninho e Eldorado ficam abertas até às 18h, enquanto as farmácias das unidades Jaguaré, Vetorazzo, Santo Antonio e Solo Sagrado funcionam até às 19h.
Todas as informações sobre a assistência farmacêutica estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde (www.saude.riopreto.sp.gov.br).

Serviço:
Farmácia Municipal
Endereço: Terminal Rodoviário – Rua Pedro Amaral (boxe 13)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.