Festa da família é comemorada nas escolas municipais

A celebração da Festa da Família faz parte do calendário escolar e tem caráter mais inclusivo que datas tradicionais como Dia das Mães ou Dia dos Pais

16 de maio de 2018
Prefeito acompanha Festa da Família na EM Osmair Guareschi

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, promove durante a semana as celebrações da Festa da Família, em unidades escolares municipais. Nessa terça-feira (15/5), quando foi comemorado o Dia da Família, o prefeito Edinho Araújo participou da abertura das festividades na escola municipal de educação infantil (EMEI) Osmair Guareschi, na Vila Ercília.

A data faz parte do calendário escolar, mas cada escola tem autonomia para realizar a Festa da Família e escolher a melhor data para a comemoração, de acordo com seu plano pedagógico.

A gerente da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Rosycarmen Pontes Gestal, afirma que a Festa da Família tem um caráter mais abrangente, em sintonia com novas formas de organização familiar.

“A gente entende que família são pessoas com quais vivemos. Hoje, a sociedade moderna tem diferentes formas de se organizar. Temos famílias tradicionais, compostas por pai, mãe e filhos e temos outras formas de organização. Então a escola abre as portas para acolher todos tipos de família, com as mais diferentes organizações”, explica Rosycarmen,

A gerente diz que a comemoração não está ligada a datas comerciais. Por isso, seu caráter é mais abrangente que datas tradicionais, como o Dia das Mães ou o Dia dos Pais. Segundo Rosycarmen, a Festa da Família promove ainda maior inclusão.

“Quando a gente atrela a comemoração a uma dessas datas, nós não estamos considerando, por exemplo, as crianças que não vivem com a mãe ou com o pai. Isso gera uma desigualdade para essas crianças. Elas têm o direito de comemorar com as pessoas que elas vivem”, explica a gente da educação infantil.

Familiares acompanham alunos na Festa da Família

Mais do que comemoração, integração. A interação entre comunidade e ambiente escolar é um dos grandes objetivos da Festa da Família. Em várias unidades municipais, os familiares de alunos foram convidados a participar das atividades da escola.

“Foi nossa primeira festa da família. Tivemos a presença marcante de familiares que participaram com as crianças das atividades planejadas por nossa equipe. Houve oficinas de leitura e de massinha. Tivemos também o cantinho de leitura. Encerramos com um café da manhã, feito a partir de uma contribuição coletiva”, afirma Thaize Macedo, diretora da escola municipal de educação infantil Antonio de Pádua Perosa, na Vila União. A unidade iniciou atendimento em fevereiro e foi inaugurada em março. A festa foi realizada na unidade nessa terça-feira (15/5).

A escola ainda teve outra atividade de sucesso: os pais de alunos do berçário puderam aprender e aplicar em seus filhos a técnica de massagem shantala, que acalma os bebês. “Eles ficaram muito felizes em apreender e ver como essa massagem fortalece o vínculo com o bebê”, conta Thaize.

Na EMEI Osmair Guareschi, os alunos receberam o prefeito e familiares no pátio. “Em seguida, os familiares acompanharam os estudantes em suas salas e participaram de atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia”, conta a diretora Solange Rivelli Silvestre.

Já nas duas unidades da escola Príncipe Encantado, a Festa da Família foi realizada nessa quarta-feira (16/5). Na unidade 1, no Parque Industrial, houve apresentação das crianças e café para as famílias. Na unidade 2, na Boa Vista, foi realizada uma palestra sobre a importância dos familiares na educação dos filhos. Em seguida, foi servido um café de confraternização.

Daniel Martins