Formativas – JBC 2019

WORKSHOPS JANEIRO BRASILEIRO DA COMÉDIA 2019

 MONTAGEM DE NÚMERO
Com The Pambazos Bros (São Paulo/SP)
24/01, quinta-feira, 14h às 18h, SWIFT – Chaminé
O workshop visa proporcionar elementos que servirão para futura construção de número, usando material de trabalhos as propostas dos participantes.
Propor uma estrutura de número que se divide em 4 partes: 1) Introdução – entrada em cena: momento de apresentar o personagem. 2) Desenvolvimento : dar a ideia do que se está fazendo no momento. 3) Clímax: Chegar ao ponto mais alto da apresentação. 4) Saída: sair de cena sem baixar a intensidade.
Trabalhando com a premissa de atender a efetividade das etapas, tomando previamente o material levantado pelos participantes e dando forma ao número com ênfase no foco, surpresa, limpeza de movimento, coreografia de ações e objetividade.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 O JOGO CLOWNESCO E O TEATRO DE OBJETOS
Com Cia Circo de Bonecos (São Paulo/SP)
25/01, sexta-feira, 14h às 17h, SWIFT – Chaminé
O workshop abordará a comunicação através do teatro de objeto e o jogo clownesco.
A dramaturgia construída a partir do olhar particular do clown sobre o objeto permite múltiplas inferências entre significado e significante, despertando memórias pessoais e, consequentemente, possibilitando o surgimento de novas narrativas. Utilizando os jogos e brincadeiras com objetos, a oficina oferece ao aluno a possibilidade de um novo olhar para o objeto do uso cotidiano, deslocado de sua função utilitária, carregado de novos sentidos e de metáforas.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 DESVENTURAS NA RUA
Com Cia Dita Cuja (Ribeirão Preto/SP)
26/01, sábado, 15h às 17h30, SWIFT – Chaminé
O workshop Desventuras na Rua acompanha o espetáculo Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum, e propõe atividade formativa para iniciação ao teatro de rua, abordando os contextos históricos e exercícios que conduzem o participante para a compreensão dessa linguagem, sua origem, técnicas para corpo e espaço e formas de ocupações dos espaços públicos.
Público alvo: interessados em geral.
Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos
Inscrição gratuita

 CASCATAS CÔMICAS
Com La Cascata Cia Cômica (São José dos Campos/SP)
27/01, domingo, 10h às 13h, SWIFT – Chaminé
O workshop visa proporcionar aos participantes o treinamento gestual cômico para construção de repertório individual do palhaço através de cascatas e claques. São elas, os tapas e tombos falsos presentes no repertório de ações físicas de um palhaço e seu treinamento oferece ao participante, além de condicionamento físico exigido para o oficio, noções básicas da composição e lógica do comportamento do personagem.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 REALIDADE MÍMICA
Com Cia Etc e Tal (Rio de Janeiro/RJ)
28/01, segunda-feira, 10h às 13h, SWIFT – Chaminé
O workshop explora os movimentos corporais assim como técnicas ilusórias da arte gestual.
A mímica é com certeza a mais antiga linguagem existente e torna-se orgânico a comunicação através dos signos e gestos já entranhados em nossa cultura humana.
Esta oficina de mímica visa levar ao conhecimento daqueles que não tem intimidade com a comunicação não verbal uma forma de expressão que apesar de não convencional é a precursora.
Serão abordados temas como, Histórico da Mímica no mundo, Histórico da Mímica Brasileira, Técnicas de Segmentação, Ponto Fixo, estanque, espasmo, onomatopéias; Comicidade aplicada na linguagem cotidiana.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 REPERTÓRIO PARA PALHAÇO
Com Família Burg (São Paulo/SP)
29/01, terça-feira, 14h às 17h, SWIFT – Chaminé
O workshop prevê a preparação e aquecimentos de grupo. Instrumentalização corporal, identificação de particularidades e traços cômicos individuais. Exploração de esquetes clássicas e levantamento de pequenas gags.
O treinamento é um processo de elaboração de qualidades físicas e atitudes corporais particulares, nesta oficina o participante tem um vivência sobre a instrumentalização sobre o trabalho do palhaço tendo em vista a criação de um repertório cômico próprio.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 MECANISMOS DE HUMOR
Com Ancathix Produtora (Rio de Janeiro/RJ)
30/01, quarta-feira, 10h às 12h, SWIFT – Chaminé
O workshop, baseado na estrutura da peça Julia & Julia, propõe aos alunos pensamento e prática a partir da ideia de como transformar histórias pessoais ou ideias em cenas, como misturar ficção e realidade e como unir forma e conteúdo, em dramaturgia e na cena, com ênfase especialmente em mecanismos de humor.
Público alvo: atores.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 O JOGO E O RISO NA COMICIDADE FÍSICA
Com BR SA Coletivos de Artistas (Brasília/DF)
30/01, quarta-feira, 14h às 16h, SWIFT – Chaminé
O workshop é desenvolvido a partir de exercícios, jogos e dinâmicas teatrais, com foco nas ações físicas e no universo cômico. Tem como objetivo principal explorar elementos cômicos de maneira não-verbal, despertando o participante para novas possibilidades de criação de cenas e ampliação do repertório gestual.
Público alvo: atores e palhaços.
Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos
Inscrição gratuita

 

OFICINAS JBC 2019

 SENTIDOS DO PALHAÇO CONTEMPORÂNEO
Com Hugo Possolo (Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP)
24 (quinta), 25 (sexta), 28 (segunda) e 29/01 (terça), 10h às 13h, SWIFT – Chaminé
A Oficina Sentidos do Palhaço Contemporâneo traz a pesquisa e visão de Hugo Possolo, dos Parlapatões, por meio de atividades práticas e teóricas sobre a arte da palhaçaria, incluindo os recursos clássicos, bem como a investigação contemporânea; a arte da bufonaria; a História do Circo e dos Palhaços.
Programa: Jogos de preparação corporal e alongamento, Base de movimentação e repertório corporal de palhaçaria, Princípios Básicos da História da Arte relacionados ao Circo, Jogos de composição criativa para palhaços, Jogos de construção do universo da bufonaria, Surgimento da Bufonaria e Palhaçaria, Elementos estruturantes da dramaturgia grotesca e farsesca, Números clássicos de duplas e trios de palhaços, A arquitetura nômade, História do Circo Mundial, História da Arte dos Palhaços no Circo, História do Circo Brasileiro, Surgimento da Bufonaria e Palhaçaria.
Público Alvo: Artistas e estudantes de artes cênicas interessados na arte do palhaço.
Idade mínima: 16 anos.
Inscrição gratuita

 CORPO NARRADOR E JOGOS TEATRAIS
Com Camila Turim (São Paulo/SP)
29 e 30/01 (terça e quarta-feira), 14h às 17h, SWIFT – Chaminé
A oficina propõe um mergulho no universo expressivo corporal e suas potencialidades. O objetivo é desenvolver a capacidade de expressão e comunicação do ator/aluno por meio do autoconhecimento. Estimulando a consciência sobre o próprio corpo, o aluno se coloca em cena e amplia sua relação com os demais elementos teatrais: o outro, o espaço, o tempo, o gesto, o som e a palavra.
A ideia é envolver o corpo, para que a partir exercícios de técnicas variadas e jogos lúdicos o ator/aluno tenha liberdade e domínio para explorar a construção dramática. Ampliar a percepção, compreender os sentidos para a construção de um corpo cênico, capaz de construir imagens e transmitir sensações. Da percepção no nosso corpo individual e da nossa identidade cultural e a forma como nos relacionamos com o mundo podemos escolher quais as histórias queremos contar e como queremos contá-las.
Nas aulas serão utilizadas técnicas desenvolvidas pelo CPT (Centro de Criação Teatral), estudo de movimento a partir das técnicas de Rudolf Laban, Yoga, jogos propostos por Viola Spolin e Augusto Boal, entre outros.
Público Alvo: Artistas e estudantes de teatro.
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

 O CÔMICO COMO LINGUAGEM E TERRITORIO POÉTICO PARA O ATOR
Com Bete Dorgan (USP – São Paulo/SP)
25, 26 e 27/01 (sexta, sábado e domingo), 9h às 12h e das 14h às 17h, SWIFT – Chaminé
A oficina trabalha com as máscaras do clown e do bufão e seu universo lúdico,propondo um primeiro contato com ambas e as possibilidades individuais de jogo. Os encontros terão como conteúdo básico uma aproximação histórica e conceitual das máscaras, jogos de relação e de contato inicial com cada uma , procurando aprofundar a escuta pessoal e coletiva.
Público Alvo: Artistas e estudantes de teatro.
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA JBC 2019

 OLHAR COMPARTILHADO
Com Alexandre Mate
24 a 30/01
Inscrição gratuita
O objetivo desta residência é o de possibilitar aos grupos de São José do Rio Preto uma vivência crítica acerca de seus trabalhos teatrais em processo ou já estreados.
Sete grupos selecionados recebem o pesquisador e crítico Alexandre Mate para um ensaio aberto e a troca de experiências por meio de uma análise crítica da obra apresentada.
Alexandre Mate é Mestre em Teatro pela ECA/USP e Doutor em História Social pela FFLCH/USP.
Professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador do Núcleo Paulistano de Teatro de Grupo. É também editor das revistas Rebento – revista de Artes do Espetáculo e Arte e Resistência nas Ruas.

 

DEBATES JBC 2019

Os debates são realizados após as apresentações na Mostra Oficial e são espaços de reflexão acerca da fruição da obra apresentada, oferecendo elementos para a análise crítica e entendimento do processo de construção do espetáculo.
23/01 (quarta-feira), 24/01 (quinta-feira), 25/01 (sexta-feira), 26/01 (sábado), 28/01 (segunda-feira), 29/01 (terça-feira) e 30/01 (quarta-feira), 21h
27/01 (domingo), 18h
Teatro Municipal Paulo Moura
Gratuito
Com Alexandre Mate e Hugo Possolo.

Faça o Download da Grade de Programação!

Ir para a página do Festival

Prefeitura de São José do Rio Preto - 17 3203-1100 | Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP
MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80