IFSP lança edital com 745 vagas em cursos de extensão em Rio Preto

Instituto Federal oferece aulas gratuitas e a distância e cursos com 70 vagas exclusivas para a Educação Municipal

21 de junho de 2021

A unidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Rio Preto lança nesta segunda-feira (21/6) edital com a abertura de 745 vagas em 21 turmas de 18 cursos de extensão. Os cursos abrangem temas e públicos variados, tendo cada um seus requisitos mínimos para a inscrição (veja lista abaixo). As aulas serão ministradas no segundo semestre de 2021, na modalidade a distância. As inscrições para os interessados serão abertas a partir desta terça-feira (22).

Tanto as inscrições quanto a participação nos cursos são gratuitas. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve preencher formulário eletrônico até o dia 11 de julho, pelo endereço https://sjp.ifsp.edu.br. A seleção dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição e serão classificados automaticamente os primeiros que atenderem aos requisitos estabelecidos pelo edital. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, será realizado um sorteio público eletrônico, transmitido ao vivo.

O edital determina que 70% das vagas são destinadas à ampla concorrência, 25% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% a pessoas com deficiência.

A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 19 de julho, com período de matrículas entre os dias 21 e 23. A data de início e término das aulas varia de acordo com o curso, mas todas estão inseridas no segundo semestre de 2021.

Os interessados devem ter seu próprio equipamento e conexão com internet para o acesso à plataforma de ensino.

O edital completo pode ser conferido pelo site http://sjp.ifsp.edu.br.

Educação Municipal

Das 745 vagas disponíveis, 70 serão exclusivas para profissionais que atuam na Educação Básica da rede municipal de ensino. Serão 30 vagas para o curso “Cultura Africana e Afrodescendente na Sala de Aula: Currículo e Prática Pedagógica” e 40 vagas divididas em duas turmas de 20 pessoas para o curso de “Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, Criatividade e Inovação em Sala de Aula”, de 60 horas.

A previsão é de que os cursos tenham início no dia 29 de julho. O curso que trabalha a cultura africana em sala de aula deve ser concluído em 18 de novembro, já o de tecnologia e gamificação tem previsão de término para o dia 2 de dezembro.

Os cursos são de extensão e contam com certificação do Instituto Federal de São Paulo. Poderão participar todos os funcionários atuantes na rede pública municipal de Rio Preto com ensino fundamental completo.

“Essa é uma importante parceria que estamos fazendo com o Instituto Federal e que certamente será muito positiva para a formação dos nossos profissionais. O IFSP é uma instituição muito competente e que agora está sediada em nossa cidade graças ao apoio do prefeito Edinho Araújo”, afirmou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

Lançamento

O lançamento do edital com a oferta de vagas e o anúncio da abertura de matrículas foi realizado no gabinete do prefeito Edinho Araújo, com a presença do diretor do IFSP Rio Preto, Marcos Amorielle Furini.

“Nós iniciamos as atividades aqui em abril deste ano, por meio da nomeação da equipe de implantação, e fomos muito bem recebidos pela comunidade e pela prefeitura, mas já existia uma expectativa para o início de atividades de ensino, até porque a implantação do campus de São José do Rio Preto foi autorizada em 2017. Então, a oferta destes primeiros cursos, com a colaboração de servidores de outros campus,  é realmente um marco”, afirma Furini.

“A instalação deste campus é uma luta histórica que eu vinha travando desde quando era deputado, porque Rio Preto ainda não tinha uma instituição federal de ensino para atender à imensa demanda de alunos que não podem pagar pela própria formação. Portanto, estou muito feliz com o anúncio deste edital e já no segundo semestre teremos algumas turmas formadas pelo Instituto Federal em Rio Preto. São cursos gratuitos, do maior interesse dos jovens, para que possam se capacitar e entrar no mercado de trabalho”, afirma o prefeito.

Histórico

A instalação do campus do IFSP em Rio Preto foi anunciada em abril de 2017, pelo então ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita à cidade. Em setembro daquele ano, ele assinou a portaria que autorizou a implantação do campus.

A Prefeitura viabilizou a cessão do antigo prédio do Cefam ao IFSP, pelo prazo de 30 anos, com a possibilidade de renovação pelo mesmo período. O imóvel passou por reformas com verbas do próprio instituto e do MEC. A implantação foi beneficiada, ainda, por uma emenda parlamentar do próprio Edinho Araújo, quando ainda era deputado federal, que destinou R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos do campus. O IFSP também coordenou a realização de audiências públicas e consultas ao longo de 2018 para definir os eixos tecnológicos e os cursos oferecidos na cidade.

Instituto Federal de São Paulo – São José do Rio Preto

Cursos de extensão

Curso/ Carga-horária Pré-requisito / Público-alvo Descrição Vagas Dia e horário/ Período
Alimentação: conhecer para fazer escolhas mais conscientes (40h) Comunidade em geral, interessados em alimentação e qualidade de vida, que gostariam de conhecer os tópicos abordados no curso.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

O  curso  introduzirá  tópicos  variados  relacionados  aos  alimentos  e  qualidade  de  vida:  Apresentação  do “guia   alimentar   da   população   brasileira”; a utilização   de   plantas   alimentícias; apresentação  de  algumas  ervas  medicinais; os  alimentos fortificados; o movimento slow  food, os  alimentos  transgênicos  ou modificados  geneticamente; restrições  alimentares  devido  à  alergias,  intolerâncias,  crenças/e  ou  valores(religiosos, consumo consciente, busca de melhoria na saúde, bem-estar animal e humano, dentre outros). 20 Aula: Segunda-feira, das 18h às 20h.

Início: 09/08

Término: 13/12

Arduino – Introdução a automação e robótica (42h) Comunidade geral, estudantes e interessados em obter conhecimentos básicos sobre automação e robótica. O estudante deverá possuir um conhecimento básico de informática e programação de computadores. Durante o curso o aluno irá conhecer os tipos de placa Arduino existentes no mercado, a forma de uso de uma protoboard, manipular componentes eletrônicos básicos (LEDs, botões, displays, motores, buzzers etc.), usar sensores (de luminosidade, de calor, de distância, de tato etc.) e a construir e programar um robô autônomo capaz de executar tarefas exigidas em competições de robótica 20 Aula: Terça-feira, das 19h às 21h.

Início: 27/07

Término: 17/12

AutoCad Básico (40h) O estudante deve possuir conhecimentos básicos de desenho técnico ou curso de desenho técnico em andamento.

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo ou deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

Ensinar os comandos básicos para desenho utilizando os softwares CAD. permitindo em paralelo a compreensão de projetos desenvolvidos na plataforma CAD e possíveis particularidades. 50 Aula: Terça-feira, das 19h30 às 21h30.

Início: 03/08

Término: 14/12

AutoCad Básico (40h) 50 Aula: Quinta-feira, das 15h às 17h.

Início: 05/08

Término: 16/12

Autodesk Revit – Básico (40h) Estudantes de cursos técnicos e graduação na área de construção civil e profissionais que atuam na área. Tem por objetivo o aprimoramento / iniciação de conhecimentos voltados aos softwares com tecnologia BIM (Building Information Modeling), com foco no Autodesk Revit. Durante o curso, será desenvolvido junto com os estudantes a abordagem prática e as vantagens do uso de softwares com tecnologia BIM, visando introduzir o conceito de compatibilização de projetos na área de construção civil, assim como o levantamento de quantitativos e renderizações. 15 Aula: Sexta-feira, das 08h às 10h.

Início: 30/07

Término: 15/11

CISCO CCNA I – Introdução à Redes de Computadores (80h) Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 14 anos.

Conhecimentos básicos de informática e leitura e compreensão de textos técnicos em inglês na área de informática.

Objetiva-se também oferecer a oportunidade a estudantes e profissionais em TIC, iniciantes ou não, de iniciarem estudos e práticas dirigidas para a obtenção da certificação CISCO CCNA, por meio do curso intitulado Roteamento e Switching CCNA: Introdução a Redes (CCNA 1), oferecido por unidades integrantes da CISCO Networking Academy. 100 Aula: Segunda-feira, das 19h às 22h40.

Início: 02/08

Término: 13/12 

Cultura africana e afrodescendente na sala de aula: currículo e prática pedagógica (40h) Profissionais da educação escolar básica da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto – SP. Estudar sobre a temática das diretrizes curriculares para a educação étnico-raciais e atividades pedagógicas que insiram efetivamente a cultura africana e afrodescendente a partir da literatura afro-brasileira e jogos de raciocínio africanos. 30 Aula: Quinta-feira, das 19h às 21h.

Início: 29/07

Término: 18/11

Eletricidade Residencial Básica (40h) Comunidade geral, interessados em se capacitar na área de instalações elétricas residenciais.

Escolaridade mínima: Ensino fundamental completo.

Idade mínima: 18 anos.

O curso visa capacitar os alunos em tópicos referentes à área de eletricidade básica, medidas elétricas e instalações elétricas residenciais, de forma que os participantes do curso sejam capazes de utilizar o conhecimento adquirido como uma possível fonte de renda, oferecendo para a comunidade a possibilidade de prestação de serviços nesta área. 40 Aula: Quinta-feira, das 08h30 às 10h30.

Início: 29/07

Término: 09/12

Eletricidade Residencial Básica (40h) 40 Aula: Quinta-feira, das 19h às 21h.

Início: 29/07

Término: 09/12

Espanhol Básico I (40h) Comunidade em geral.

Idade mínima: 12 anos.

Domínio de recursos tecnológicos para acompanhamento das aulas na modalidade a distância.

A proposta deste curso é promover o estudo da língua e cultura espanhola, nível básico a jovens e adultos. O curso de Espanhol Básico I tem o propósito de disponibilizar a aprendizagem de um outro idioma e sua respectiva cultura, com foco no desenvolvimento de habilidades de produção e compreensão oral e escrita. 30 Aula: Quinta-feira, das 14h às 16h.

Início: 29/07

Término: 09/12

Fotografia e Processo Criativo (24h) Comunidade em geral.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 14 anos.

O curso pretende trazer, por meio de exercícios lúdicos, pesquisa e análise de conteúdo, a importância das referências na construção do processo criativo e a utilização da fotografia como forma de expressão artística 20 Aula: Sexta-feira, das 14h às 15h30.

Início: 30/07

Término: 26/11

Fundamentos de Nuvem da Academia AWS (ACF) (40h) O curso é destinado a profissionais, estudantes e entusiastas da área de Tecnologia da Informação com interesse no paradigma de computação em nuvem. Trata-se de um curso oficial, preparatório para o exame de certificação AWS Certified Cloud Practitione. O objetivo do curso é fornecer ao estudante uma visão geral sobre o paradigma de computação em nuvem com ênfase nas soluções oferecidas pela AWS.  Para tanto, serão utilizados como referência, os tópicos exigidos pelo exame AWS Cloud Practitioner, certificação reconhecida internacionalmente. 100 Aula: Sábado, das 13h30 às 17h

Início: 07/08

Término: 09/11

Gestão de Projetos e Inovação (48h) Comunidade geral. O curso irá capacitar o aluno a gerenciar projetos, cumprindo com as metas de custo, qualidade e tempo dentro das seguintes etapas: identificar os aspectos do projeto que são fundamentais para o seu sucesso, além  daqueles  que  representam  requisitos;  realizar  benchmark  com  outros  projetos;  realizar  planos alternativos  e  gerenciar  situações  de  resistência  à  mudança;  compreender  as  etapas  do  projeto  e desenvolvimento,   bem   como   utilizar   técnicas   de   agendamento   e   gerenciamento   de   atividades. 40 Aula: Segunda-feira, das 20h às 21h.

Início: 26/07

Término: 20/12

Inglês Básico I (40h) Pessoas da comunidade em geral;

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo e sem conhecimentos em língua inglesa.

Idade mínima: 14 anos

O objetivo do curso que aqui se propõe é o desenvolvimento de um curso de língua inglesa que permitirá o desenvolvimento de conversação básica em inglês e, também, habilidades para leitura e escrita de pequenos textos. 40 Aula: Sexta-feira, das 16h às 18h.

Início: 06/08

Término: 17/12

Inglês – Módulo III – e-TEC Idiomas sem Fronteiras (200h) Estudantes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação das redes municipais, estaduais e federal de ensino. 2. Servidores do IFSP, profissionais da educação e demais interessados. Pré-requisito: os candidatos deverão apresentar conhecimentos em informática básica e ter acesso a computador com internet. Este curso a distância do programa e-Tec idiomas tem como objetivo oferecer um espaço de aprimoramento na língua inglesa para alunos que já apresentam proficiência pelo menos em nível A2 (equivalente ao nível elementar) e estejam interessados em desenvolver um nível de proficiência até B1 (intermediário baixo), por meio de atividades voltadas a ampliar seus conhecimentos e habilidades de produção e compreensão, em inglês falado e escrito. 20 Aula: Quarta-feira, das 19h às 21h.
Início: 04/08
Término: 15/12
Internet banking, comércio eletrônico, dispositivos móveis e senhas (24h) Comunidade geral.

Idade mínima: 14 anos.

O curso destina-se a abordar tópicos relacionados à segurança de dados e informações relacionadas ao acesso aos sites de comércio eletrônico (e-commerce), de bancos (internet banking) por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), atendendo às melhores práticas de criação, uso e armazenamento de senhas. 40 Aula: Terça-feira, das 20h às 21h.

Início: 03/08

Término: 30/11

Introdução à Energia Solar Fotovoltaica (40h) Curso direcionado a profissionais da área de eletricidade que pretendem ter uma atualização ou pessoas com conhecimentos de eletricidade que pretendem ter conhecimentos para iniciar nova ocupação profissional O curso visa abranger desde conhecimentos referentes ao recurso solar, as tecnologias atuais para a conversão da energia solar e fotovoltaica e as formas atuais de utilização (off-grid e on-grid). 20 Aula: Quarta-feira, das 10h às 12h.

Início: 04/08

Término: 15/12

Matemática para Provas e Concursos (80h) Comunidade em geral.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 15 anos.

Trata-se de um curso de Matemática Básica em que serão discutidos alguns assuntos de Aritmética, Álgebra e Geometria, a fim de reforçar os conhecimentos dos participantes para que os utilizem nas aplicações escolares/acadêmicas e em provas de concursos públicos. 30 Aula: Quarta-feira, das 19h30 às 21h30.

Início: 28/07

Término: 15/12

Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, criatividade e inovação em sala de aula (60h) Profissionais da educação escolar básica da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto – SP. O curso visa demonstrar como utilizar a tecnologia em sala de aula de modo a propiciar aos seus alunos o desenvolvimento de novas habilidades, a possibilidade de trabalho em equipe e visão interdisciplinar. 20 Aula: Quinta-feira, das 09h às 11h.

Início: 29/07

Término: 02/12

Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, criatividade e inovação em sala de aula (60h) 20 Aula: Sexta-feira, das 14h às 16h.

Início: 30/07

Término: 03/12

Curso destinado aos estudantes matriculados
Ambientação em Educação a Distância (24h) Estar matriculado em dos cursos ofertados neste Edital. Apresentação aos estudantes matriculados nos cursos FIC do IFSP, do ambiente virtual de aprendizagem. Adesão opcional

 

Cronograma

Evento Data Meio
Publicação do edital 21/06/2021 http://sjp.ifsp.edu.br
Inscrições on-line 21/06 a 11/07/2021 http://sjp.ifsp.edu.br
Inscrições Confirmadas 12/07/2021 – a partir das 17h http://sjp.ifsp.edu.br
Sorteio Eletrônico

 

13/07/2021 – 16h Canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCGzSm53ebh4z41-ZNd5bdBQ
Resultado do Sorteio 14/07/2021 http://sjp.ifsp.edu.br
Recurso contra resultado do Sorteio 15/07/2021 e-mail: processoseletivo.riopreto@ifsp.edu.br
Resultado do Recurso / Classificação
Convocação para Matrícula – 1ª Chamada
19/07/2021 http://sjp.ifsp.edu.br
Período de matrícula 21 a 23/07/2021 e-mail: matricula.sjp@ifsp.edu.br