IFSP terá primeiros cursos na área de produção cultural e design

Durante audiência pública, Instituto Federal anuncia cursos técnicos de artes visuais e de produção de áudio e vídeo

23 de agosto de 2018

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura de Rio Preto anunciaram nesta quinta-feira (23/08), durante audiência pública, que os primeiros cursos oferecidos no campus de Rio Preto são do eixo de produção cultural e design.

O curso de Produção de Áudio e Vídeo será integrado com o ensino médio, no período diurno, e terá 40 vagas anuais. Já o de artes visuais será concomitante/subsequente, no período noturno, com 40 vagas semestrais.

“Essa é uma importante conquista não apenas para São José do Rio Preto, mas toda a região Noroeste do Estado, consolidando a vinda do Instituto Federal e abrindo oportunidades de formação aos nossos jovens”, disse o prefeito Edinho Araújo, que participou da audiência ao lado dos representantes do IFSP, Silmário Santos e Reginaldo Vitor Pereira.

Para chegar aos cursos, foi realizada uma extensa pesquisa, com a participação popular. Esta foi a quarta audiência pública relativa à implantação do campus, por exemplo. Também foram realizadas duas enquetes on-line, que forneceram dados e auxiliaram na definição dos eixos de ensino para Rio Preto e também dos cursos dentro desses eixos. Cerca de 7 mil pessoas opinaram durante o processo, seja nas audiências ou respondendo aos questionários.

A pesquisa sobre os eixos foi realizada entre os dias 11 e 25 de maio. Com base no resultado e também em aspectos sociais e educacionais da região, foram definidas as três áreas que podem ser ofertadas em Rio Preto: ambiente e saúde, produção cultural e design e desenvolvimento educacional e social.

Já entre os dias 14 de junho e 20 de julho foi realizada a enquete de cursos. Novamente, o resultado da pesquisa foi analisado em conjunto a dados como empregabilidade e oferta de cursos na região. Dessa análise, foi definido qual o primeiro eixo a ser ofertado, bem como os cursos oferecidos.

Durante a audiência, o pró-reitor de ensino do Instituto Federal de São Paulo, Reginaldo Vitor Pereira, destacou que a implantação de cursos de outros eixos, bem como de licenciatura, será definida após a realização de novas audiências. Já em relação ao eixo de Produção Cultural e Design, foi aberta a possibilidade de oferecer licenciatura em música, artes visuais ou história.

Instituto Federal de São Paulo – Campus Rio Preto
Primeiro eixo: Produção Cultural e Design
Primeiros cursos a serem ofertados:
– Técnico em Artes Visuais
Concomitante/subsequente, noturno, 40 vagas semestrais;
– Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Integrado, diurno, 40 vagas anuais.