Médicos americanos qualificam Rio Preto como cidade de excelência na cirurgia de cardiopatias infantis

Evento realizado no último sábado (8) na Praça do Vivendas chama a atenção para a importância da conscientização sobre as […]

11 de junho de 2019

Evento realizado no último sábado (8) na Praça do Vivendas chama a atenção para a importância da conscientização sobre as cardiopatias congênitas e reúne familiares e médicos brasileiros e americanos que realizam cirurgias no Hospital de Base de Rio Preto.

A 2a Caminhada de Conscientização da Cardiopatia Congênita foi organizada pela Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto – Funfarme, Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Hemocentro, Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Famerp e contou com o apoio da Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O principal objetivo foi chamar a atenção e conscientizar a comunidade e os profissionais de saúde sobre os “defeitos no coração” que as crianças podem ter ainda no nascimento e a importância do diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de sucesso no tratamento dessas crianças.

Participaram familiares e amigos, mas principalmente cerca de 100 crianças que nasceram com cardiopatias congênitas, que já operaram e passaram por cirurgias e também aquelas que continuam em tratamento no Hospital de Base de Rio Preto.

A frente do serviço de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica do Hospital de Base está o Dr. Ulisses Croti, especialista reconhecido no mundo todo e que já realizou centenas de cirurgias em corações de crianças aqui no HB.

Todo esse esforço e cirurgias foram realizadas em parceria e supervisão de médicos americanos do Chindren´s Heart Link, uma Organização Não Governamental americana que mantém contato permanente há muitos anos com os médicos do Hospital de Base de Rio Preto. Durante o evento eles anunciaram que Rio Preto foi reconhecida e está qualificada pelos médicos americanos como a primeira cidade do Brasil na capacitação para o atendimento de cirurgias do coração e cardiopatias pediátricas do coração.

Para o secretário de Saúde, Aldenis Borin “esse título e qualificação é um reconhecimento ao trabalho do Serviço de Cirurgias Pediátricas do HB que atende crianças do país inteiro, um orgulho para a nossa cidade”, afirmou o secretário.

O vice prefeito e também médico do Hospital de Base de Rio Preto também participou do evento. Para Eleuses Paiva “a cidade deve muito ao Dr. Ulisses Croti que há muitos anos dedica sua vida às crianças com doenças cardíacas e que agora trás pra rio preto o reconhecimento mundial”, completou.