Mercadão completa 77 anos com reforma em fase final

Patrimônio histórico-cultural, espaço vai garantir conforto, segurança e melhores condições comerciais ao público

19 de julho de 2021

O Mercado Municipal de São José do Rio Preto completa hoje 77 anos. Inaugurado em 19 de julho de 1944, pelo então prefeito Ernani Pires Domingues, no mesmo dia em que se celebra a emancipação política do município. O querido Mercadão é uma das organizações comerciais mais antigas da cidade, sendo sinônimo de tradição, qualidade e amizade.

O prédio de inspiração Art Déco tombado pelo Comdephact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico) passa, desde 2020, por sua mais profunda e abrangente reforma, a qual está 86% concluída. O investimento realizado pela Prefeitura de Rio Preto é de R$ 5,6 milhões.

‘Sabíamos que a reforma seria um desafio por conta de complexidades num prédio antigo e tombado, além da decisão dos permissionários em permanecer no local. Felizmente, temos superado dificuldade eventuais e avançado de forma satisfatória’, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, responsável pela administração do Mercadão.

As etapas finalizadas incluem: melhoria da estrutura e troca do telhado; reforma geral dos sanitários internos, copa, sala de administração, depósito, sala sem uso, hall da entrada principal e hall da escada interna; troca do piso salão principal e demais salas internas; reforma e pintura do forro do salão principal; implantação de divisas/forros em gesso (bancas e boxes); sistema de proteção a incêndio; sistema de ar-condicionado e instalação de decks.

O trabalho está concentrado, neste momento, na área externa da rua Jorge Tibiriçá, com feitura de estacionamento e calçadas. As próximas etapas são conclusão da reforma de câmaras frias e pintura geral do prédio.

Em paralelo à obra, o Mercadão vem passando por reorganização e padronização do uso de seus espaços, tendo em vista o conforto, a segurança e a atratividade de público. O ponto de encontro tem 26 pontos comerciais ativos – outras 9 concessões deverão ser licitadas, em breve – e recebe um público mensal de 20 mil pessoas, que vêm, inclusive, de cidades vizinhas como Potirendaba, Nova Granada, Mirassol, Guapiaçu, Cedral e Uchôa.

Por conta da pandemia de coronavírus, estão sendo adotados todos os protocolos sanitários de prevenção, incluindo controle de público e distanciamento físico entre as pessoas.

Marcella Moreira