Ministério do Desenvolvimento Regional garante continuidade das obras do Semae

17 de abril de 2019

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto, garantiu na manhã de hoje, ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, os recursos necessários para a continuidade e conclusão das obras de Ampliação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, do conjunto de interceptores de esgoto em construção em vários pontos do município e do projeto Executivo para a captação de água no rio Grande. A reunião aconteceu no gabinete do ministro e contou com as presenças do superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., do deputado federal Luiz Carlos Motta e do assessor especial para Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marco Porto.

Em relação às obras da ETE e do conjunto de interceptores, recursos previstos em um único contrato, ainda faltam R$ 19, 8 milhões, de um total de 48,6 milhões. Quanto ao projeto de captação de água do rio Grande, restam R$ 11,1 milhões para serem liberados, de um total de R$ 14, 3 milhões.

“A reunião foi muito positiva. O ministro Canuto compreendeu a importância e a magnitude das obras e nos garantiu que serão prioridades no orçamento do ministério. Ele parabenizou o andamento dos trabalhos. Nos próximos dias, irá nos informar quanto será liberado nos primeiro e segundo semestres”, declarou o prefeito Edinho.

Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista, as declarações do ministro Canuto foram tranquilizadoras. “Apesar das dificuldades, ficou garantida que não haverá descontinuidade das obras do Semae. Elas estão bem adiantadas, dentro do cronograma e a autarquia irá honrar todos os compromissos”, disse.

Ampliação da ETE

Com a construção em andamento de mais um módulo de tratamento de esgoto, a ETE vai ampliar sua capacidade de atendimento em 150 mil pessoas. Quando a obra estiver finalizada, esse número saltará para 600 mil pessoas, população prevista para Rio Preto por volta de 2.030.

Atualmente, a ETE opera em três módulos e com capacidade para atender 450 mil pessoas. Com a ampliação será construído um quarto módulo de tratamento, composto por três unidades: um reator anaeróbico, um reator aeróbico e um decantador.

A capacidade atual da Estação é de tratar até 1,094 mil litros por segundo. A média atualmente tem sido de 1.050 mil litros por segundo.  Com a ampliação vai passar para 1.350 mil litros por segundo. A eficiência obtida ultrapassa os 95%, em todos os itens, inclusive no que se refere ao grau de pureza da água que é devolvida ao rio.

Conjunto de interceptores

Estão em construção, em Rio Preto, 11 quilômetros de interceptores de esgoto. O maior deles com 5,9 quilômetros fica localizado próximo ao Córrego São Pedro. Outro está situado entre o Córrego da Anta e o Córrego Talhado, com 4,3 quilômetros de extensão. E o terceiro, com 890 metros, entre o viaduto Lino de Abreu Sodré e o viaduto Jordão Reis.

Com o término das obras dos novos interceptores, linha de recalque e a construção da Estação Elevatória de Talhado, o município de Rio Preto atingirá a universalização do tratamento do esgoto sanitário, ou seja, 100% do esgoto tratado.

Projeto de Captação Grande

A empresa Estática Engenharia já apresentou ao Semae a primeira etapa do projeto executivo do Sistema Produtor Rio Grande. Quando estiver em plena operação, o rio Grande poderá disponibilizar para São José do Rio Preto 3m3 de água por segundo, o suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes.

Pelo projeto apresentado, serão construídas duas estações elevatórias. A primeira de baixa carga com bombas submersíveis. A segunda de alta carga, com bombas de eixo horizontal. A água será conduzida até a ETA Norte por uma adutora com diâmetro de 1,5 metro e 54,6 quilômetros de extensão conectada à estação elevatória de alta carga.

Também está prevista a construção de uma estação de tratamento de água tipo convencional em ciclo completo e a macrodistribuição de água tratada a partir do reservatório pulmão da ETA Norte. Essa distribuição será feita por 46,4 quilômetros de adutoras e 75,4 quilômetros de ramais, num total de 121 quilômetros de extensão distribuídos pelo município de Rio Preto.