Novos 137 casos são confirmados e Rio Preto tem 9.599 positivos para covid-19

Secretário de Saúde destacou quantidade de leitos e garantia da vinda de medicamentos como forma de evitar novas medidas restritivas

4 de agosto de 2020

Com 137 casos confirmados e 4 óbitos Rio Preto tem nesta terça-feira, 4, 9.599 pessoas infectadas pela covid-19 e 257 vítimas fatais em decorrência da doença. São 6.705 já recuperados (69% do total), 1.264 dos contaminados atuam na área da saúde e outros 1.172 apresentaram o quadro mais grave e precisaram de internação.

O percentual de positivos para os pacientes com sintomas leve e graves revelam números diferentes quando comparados entre si. Enquanto a média para os quadros graves gira em torno de 65% a 70%, nos casos leves a média de positividade é 19% a 25%.

“Em torno de 65% a 70%, ou seja, a maioria dos pacientes que ficam grave hoje são covid, maioria absoluta, dois terços dos casos graves. Os casos leves continuam em uma porcentagem de 19 a 25%”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.

Quando a positividade para covid para os dois quadros (leves e graves) a média tem se mantido em 30%, ou seja, de cada 100 testados 30 são positivos para a doença.

“Algum tempo, diria 8 semanas, que a gente varia de 29% a 33%, ou seja, a gente vem no platô de positividade, mas de uma maneira geral não está aumentando o número de porcentagens de casos testados. Com a saída dos novos resultados que estavam represados essa porcentagem voltou ao normal. Continua num platô entre 29 e 33%”, diz Aldenis.

Sobre as internações devido a complicações em virtude da doença, o secretário lembra que mesmo em um platô alto, ele se mantém estável.

“O platô é alto porém ele está estável. Mostra que nós não estamos tendo aumento de casos gripais na cidade. Podemos dizer que não está tendo um aumento assustador de casos, porque quem procura a unidade está estável. Mas é um platô elevado, não é um platô cômodo para a secretaria”, diz.

O secretário de Saúde também esclareceu que antes das medidas restritivas de circulação a média diária semanal de utilização do transporte público de Rio Preto eram entre 80 a 100 mil passageiros, número de caiu para 35 mil no momento.

Leitos de UTI

Durante a atualização dos números nesta terça-feira, Aldenis Borim mostrou o quadro geral envolvendo a quantidade de leitos de UTI e enfermaria destinados para o tratamento de pacientes com covid-19 na cidade.

A Santa Casa tem 36 leitos de UTI, HB 24, Jaci 10, UPA Jaguaré 30 e UNS do Santo Antônio com 8, totalizando 108 leitos de UTI na rede SUS exclusivos para Rio Preto.
Em relação aos leitos de enfermaria no sistema SUS são 46 na Santa Casa, 46 no HB, 22 em Jaci, 15 na UPA Jaguaré, UBS do Tangará 10, 20 na unidade de internação do Anchieta e 15 em unidades respiratórias de retaguarda, totalizando 174 leitos de enfermaria.

Na rede privada e conveniada de saúde são 64 leitos de UTI disponíveis e 113 de enfermaria, totalizado 177 leitos disponíveis.

O total, entre SUS e setor privado chega a 458 leitos para pacientes com covid-19 em Rio Preto.

Segundo o secretário de saúde Aldenis Borim não estão previstas no momento novas medidas restritivas, já que a abertura de novos leitos e a garantia da chegada de medicamentos vão permitir assistência médica aos pacientes.

“Entre medidas restritivas de grande impacto populacional e a abertura de novos leitos, desde que tivéssemos medicação e funcionários, essa seria uma opção menos traumática e que poderia ser aplicada. Se caso tivéssemos com aquele aumento que estava indicando semana passada, não tenha dúvida que teríamos feito maior restrição”, finaliza.

Atualização dos dados coronavírus 04/08

Raphael Ferrari