Outubro Rosa oferece ações em apoio à saúde da mulher

A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo centenas de atividades e ações em defesa da saúde da mulher neste mês

8 de outubro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, com apoio da Prefeitura, está oferecendo centenas de atividades e ações em defesa da saúde da mulher neste mês. As ações integram a programação do Outubro Rosa, campanha anual que visa, entre vários outros objetivos, alertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Todas as unidades de Saúde de Rio Preto aderiram ao Outubro Rosa com exames físico-clínicos, coletas de material, exames de sangue, exames clínicos de mama, Papanicolau,  palestras, atividades de vida saudável, atividades físicas, alimentação saudável, orientações individuais e coletivas, enfim, apoio integral às mulheres para que ampliem seus cuidados com a saúde. Afinal, no caso do câncer de mama, que é destaque no Outubro Rosa, os exames preventivos são fundamentais, visto que nos estágios iniciais, na grande maioria dos casos, a doença é assintomática.

A medicina confirma que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres no sexo feminino. São estimados 59,7 mil casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Para Paula Sodré, gerente de Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Rio Preto, as mulheres devem procurar as unidades de saúde mais próximas e participar das atividades, desde os exames preventivos, como o autoexame de mamas, até os testes rápidos para hepatite, HIV, gravidez, ou palestras sobre a prática de hábitos salutares e que melhoram a condição de vida das pacientes.

“O Outubro Rosa tem muito a oferecer, em todas as unidades e também em ações fora das unidades”, afirma Paula Sodré. “Eles não ficam só atrás de uma mesa esperando a paciente. Também vão a elas nas empresas, nas indústrias, para orientar sobre prevenção, que é fundamental para uma boa saúde da trabalhadora.”

Paula destaca ainda a participação de dois Ônibus da Saúde na programação do Outubro Rosa, com equipamentos específicos, sala de ginecologia para exames de Papanicolau, o exame clínico da mama, e orientações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos gratuitos, tratamento de tabagismo, orientações psicológicas e vacinação.

Confira a programação do Outubro Rosa nas unidades de Saúde de Rio Preto