Palestra traça planos para uma Cidade Amiga do Idoso

Médico Alexandre Kalache explica desafios para envelhecer ativamente

14 de março de 2019

A Prefeitura está empenhada em tornar Rio Preto uma cidade amiga do idoso, ou mais, de pessoas de todas as idades. Para tanto, nesta quinta-feira, 14, o prefeito Edinho Araújo e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Antônio Caldeira, receberam o especialista Alexandre Kalache, 74 anos, presidente e fundador do Centro Internacional de Longevidade Brasil, influenciando o trabalho das cidades amigas do idoso no Brasil e no Exterior, onde atua como consultor.

Às 9h30, Kalache reuniu-se com o prefeito Edinho, a primeira-dama Maria Elza Araújo (Fundo Social de Solidariedade), secretários municipais Jair Moretti (Governo), Fabiana Zanqueta (Habitação), Adão Moraes (Emcop), Jorge Souza (Desenvolvimento Econômico), Celso Tucci (Escola de Gestão Pública), Cleia Bernardineli (Esportes), Ulisses Ramalho (Serviços Gerais), Patricia Lisboa (Assistência Social), Paulo Nimer (subprefeitura de Talhado), Israel Cestari (Planejamento), Maureen Cury (Mulher, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia), Mário Soler (Comunicação), Zeca Moreira (chefe de gabinete); representantes das secretarias da Saúde, Trabalho, Agricultura, Cultura, Fazenda, Defesa Civil; representantes da CPFL-Companhia Paulista de Força e Luz (parceira do programa através da Destinação Solidária) e técnicos da Prefeitura.

“A grande ideia do programa é transformar o entorno do idoso para uma nova realidade demográfica, os espaços físicos, prédios públicos, fazê-lo participar da vida cívica, ter acesso à educação e trabalho. É o que chamamos de produtividade na longevidade, ou adolescentes da terceira idade,” afirmou Kalache.

Ele convocou os secretários a colocar o envelhecimento ativo em todas as agendas da Prefeitura. “Temos que otimizar as oportunidades de quatro eixos: Saúde (qualidade de vida); Aprendizado permanente (ao longo da vida, com ênfase na tecnologia); Participação Social (sentir-se útil e integrado); e Segurança (precisam se sentir protegidos). O horror da velhice é ser negligenciado, abandonado,” continua Kalache.

O prefeito Edinho reafirmou seu desejo de uma cidade inclusiva, lembrou a idade de sua mãe, dona Bela, 93 anos, e falou da importância do Conselho no tratamento da questão. “O Conselho tem que ser harmonioso, trabalhar sempre em consonância, pois a causa é muito nobre,” disse.

O presidente do Conselho do Idoso, dr. Antônio Caldeira, lembrou os serviços aos idosos que já são oferecidos pelas secretarias de Assistência Social e Saúde. “Queremos mais. Temos que olhar para uma cidade envelhecida, mas ativa. Queremos contaminar os municípios vizinhos. Os próximos passos serão sensibilizar a comunidade e formar um comitê para trabalhar em ações concretas,” disse Caldeira.

Palestra tem mais de 150 pessoas

Às 10h30, em palestra no Auditório do 9º andar, Kalache falou para um público de mais de 150 pessoas, enfatizando os quatro capitais para melhorar as condições do envelhecimento:
1 – Saúde
2 – Conhecimento
3 – Social
4 – Financeiro

“Tudo isso é preciso para ter resiliência, se adaptar, suportar e crescer. Estamos vivendo duas revoluções: da longevidade e a urbanização. Fiquemos atentos para a partir daí criar a cidade amiga do idoso,” disse Kalache.

Em suas palestras, ele aborda temas desde o desenvolvimento de políticas intersetoriais, direitos humanos até os adolescentes da terceira idade, convidando o público a refletir sobre a possibilidade de envelhecer produzindo e participando ativamente da vida social.

O Conselho Municipal do Idoso teve seu projeto ‘Cidade Amiga do Idoso e de todas as Idades’ aprovado pela CPFL para elaborar planos de ação de uma cidade, através do programa Destinação Solidária, pelo qual pessoas ou empresas podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda para ações sociais.