Parques ecológicos reúnem brincadeiras, natureza e educação

Rio Preto conta com dois parques ecológicos, um na região Norte e outro na região sul, que funcionam de terça a domingo

9 de janeiro de 2019
Parques Ecológicos
Parque Ecológico Norte

Os parques ecológicos educativos de Rio Preto funcionam de terça a domingo, abrindo das 8h às 18h de terça a sexta e das 9h às 18h aos sábados, domingos e feriados (veja abaixo). São dois espaços, um em cada região: o Parque Ecológico “Danilo Santos de Miranda” fica no bairro São Francisco e é conhecido também como Parque Ecológico Sul. Já o Parque Ecológico Educativo “Dr. Joaquim de Paula Ribeiro” está localizado no Jardim Antunes e é chamado também de Parque Ecológico Norte. Veja abaixo os detalhes de cada um dos parques ecológicos:

Parque Ecológico Sul

Inaugurado em junho de 2006, o parque tem uma área total de 71,7 mil metros quadrados e complexos que reúnem vários brinquedos, como pontes, escorregadores, túneis, balanços e gangorras.

Parque Ecológico Sul

Construídos em madeira naval, os brinquedos foram projetados de maneira a estimular a criatividade e a tomada de decisões. As atrações podem ser utilizadas por adultos e, por isso, incentivam também a convivência entre pais e filhos ou professores e alunos. Um dos brinquedos mais procurados pelo público adolescente é a tirolesa.

Em 2018, o parque ganhou ainda uma brinquedoteca, como parte de um projeto para interação para pais e filhos. A sala funciona nos mesmos horários do parque.

Por ser um parque ecológico e educativo, conta também com 23,4 mil metros quadrados de área gramada, mais de 100 espécies de plantas e mais de 400 árvores plantadas.

O parque recebe, anualmente, cerca de 200 mil visitantes, incluindo caravanas de escolas de outras cidades do interior paulista e até de Minas Gerais. Assim, desde sua abertura, o parque já recebeu quase 2,5 milhões de visitantes. O nome “Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda” foi formalizado por meio da lei 9639, de 31 de maio de 2006, de autoria do prefeito Edinho Araújo.

Parque Ecológico Norte

O parque foi reaberto ao público em março de 2017 e tem uma área de 31,5 mil metros quadrados, com complexos que integram vários brinquedos, como escorregadores, pontes, túneis, balanços e gangorra.

Parques Ecológicos

Panorâmica do Parque Ecológico Norte

O espaço conta ainda com quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de grama e minicampo de futebol. Nos fins de semana, funciona também a brinquedoteca do parque, que foi aberta em 2018.

A interação com a natureza é outra característica do parque, que tem 250 árvores plantadas.

Além de receber visitantes de Rio Preto e de cidades da região, o Parque Ecológico Norte atende a escolinhas esportivas municipais e também tem cursos periódicos ligados às artes, como balé clássico. As informações sobre aulas e cursos podem ser obtidas diretamente no parque ou pelo telefone (17) 3217-428.
O Parque Norte recebe um público anual aproximado de 153,5 mil pessoas.

Parque Ecológico “Danilo Santos de Miranda”

Telefones: (17) 3216-2868 e 3226-2781
Endereço: Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1300 – São Francisco

Parque Ecológico Educativo “Dr. Joaquim de Paula Ribeiro”

Endereço: Avenida Antonio Antunes Junior, 3977 – Jardim Antunes

Horário de funcionamento dos parques ecológicos:

Terça a sexta: das 8h às 18h
Sábado e domingo: das 9h às 18h
Feriados: das 9h às 18h – Os parques ficam abertos na maior parte dos feriados, mas estão fechados nas seguintes datas: Sexta-feira Santa, Independência do Brasil (7/9), Natal (25/12) e Ano Novo (1/1).

Horário de funcionamento das brinquedotecas:

• A brinquedoteca do Parque Sul funciona de terça a sexta, nos mesmos horários do parque.
  • A brinquedoteca do Parque Norte funciona apenas aos sábados e domingos, no horário do parque.