Portal da Prefeitura completa um ano com 2,3 milhões de acessos

Tecnologia foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Empro

25 de abril de 2019

O novo Portal da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br) completou um ano na terça-feira, dia 24 de abril. Neste período foram registrados 2.353.687 acessos únicos, 200 mil a mais do que em 2018, com o antigo site.

O formato atual é bem mais intuitivo e totalmente responsivo, e funciona em todas as plataformas, PCs, tablets e smartphones.

Os relatórios mostram aumento geral no número de usuários e acessos ao portal, sendo expressivo o crescimento de acessos por meio de dispositivos móveis, atingindo 37% (o dobro em relação ao mesmo período no ano anterior). Em paralelo, houve diminuição do número de páginas e cliques necessários para que o usuário chegue à informação desejada.

No antigo site os usuários abriam, em média, cinco páginas para encontrar o que queriam. Com o novo formato, as pessoas abrem em média duas páginas, reduzindo o tempo médio de navegação no portal, de 21 minutos para apenas três minutos.

O portal conta com novas tecnologias, possibilitando o acesso facilitado a todos os serviços prestados pelas secretarias da Prefeitura, através da Carta de Serviços, e também disponibiliza todas as notícias da Prefeitura de Rio Preto, focando em legibilidade e interações com as redes sociais.

Dados demográficos do site apontam que 53,5% dos acessos são realizados por usuários de Rio Preto, enquanto São Paulo e Ribeirão Preto em conjunto somam 25% dos acessos.

O novo portal possibilita a inclusão de vídeos, fotos e arquivos para facilitar a transparência no setor público. Também foram criados novos serviços, como a Rádio Educativa On-line, e a disponibilização de um Canal de Ouvidoria, totalmente interativo e de fácil acesso ao usuário.

CARTA DE SERVIÇOS

A Carta de Serviços é um ambiente único com todas as informações para quem precisa utilizar os serviços municipais. O acesso é bem simples. Ao todo são disponibilizados 433 serviços, sendo que 61 deles são on-line.

Dentre os serviços on-line disponibilizados estão:
• 2ª via do boleto de IPTU
• Abertura de empresas
• Balcão de empregos
• Certidão de regularidade fiscal de débitos municipais
• Consulta de infração de trânsito
• Diário Oficial
• E-Digital (para compra de créditos da Área Azul)

“A Carta de Serviços apresenta todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Rio Preto – e órgãos da administração direta e indireta – de maneira organizada e simplificada. É uma maneira de melhorar a interação com o usuário, garantir o acesso rápido e ainda melhorar a transparência do município, aumentando a participação da população no governo”, explica o secretário de Comunicação Mário Soler.

O sistema possibilita a navegação otimizada em dispositivos móveis e desktops através de listagem individual dos serviços prestados por cada órgão, além de um sistema de pesquisa e filtros baseados nas principais categorias. Para acessar a Carta de Serviços basta clicar neste link: www.riopreto.sp.gov.br/carta-servicos

Também é possível acessar pelo portal da prefeitura e clicar no menu “serviços” no canto superior direito.