Prefeito apresenta serviço Família Acolhedora em parceria com o Crami

Juiz Pelarin, secretários e vereadores participam do lançamento

25 de junho de 2019

Nesta terça-feira, 25/6, o gabinete do prefeito Edinho Araújo foi palco do lançamento do serviço Família Acolhedora, parceria com o Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância) e Secretaria de Assistência Social (Semas). A ideia é tirar a criança que sofre violência doméstica, negligência ou abandono em um lar desestruturado e destiná-la a uma família que a receberá em seu ambiente, proporcionando-lhe um convívio aproximado de filho ou filha. A criança acolhida não se torna filho, mas recebe cuidados, proteção e apoio da Família Acolhedora, até que seja reintegrada à família biológica ou substituta. A família interessada deve se cadastrar no Crami e passar por treinamento na Vara da Infância e Juventude, recebendo um auxilio pecuniário mensal.

O serviço foi muito comemorado pela equipe técnica, já experiente no assunto, por representar um avanço no sentido de proteção. “ É uma modalidade mais humanizada que tira o caráter de abrigo e dá um ambiente de lar, pensando no bem da criança e no seu futuro,” afirmou a secretária Patrícia Lisboa, da Semas.

Ver esta forma de acolhida em Rio Preto agrada as técnicas que lidam com a criança e o adolescente: “Nossa meta inclui: oferta e garantia de serviços à criança nessas condições e integralidade de proteção. A criança e o adolescente formam nosso público Vip. Temos que reforçar o olhar para este segmento, além de comemorar que não temos mais um deles morando nas ruas. Temos já várias formas de acolhimento, e ver hoje nascer o Família Acolhedora é confirmar que Rio Preto está no caminho certo,” disse Camila Sparvoli, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Participaram do lançamento o juiz da Infância e Juventude Evandro Pelarin, o diretor do Crami Marcelo Barbosa, o vereador Fábio Marcondes representando o presidente da Câmara Paulo Pauléra, os representantes dos vereadores Pedro Roberto e Márcia Caldas, os secretários Mário Soler (Comunicação), Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Silvio Silva (Guarda Municipal), Angelo Bevilacqua (Fazenda), Patricia Lisboa (Assistência Social), Maureen Cury (Mulher) e o chefe de gabinete Zeca Moreira.

E ainda Luzia Cintra (coordenadora da Proteção Social Especial), Janaína Simão (coordenadora da Proteção Social Básica de Alta Complexidade), conselheiros do programa Teia, Paulo Esteves (diretor do Lar São Vicente de Paulo), a equipe técnica da Semas, entre outros.

Saiba mais
O município firmou termo de parceria com a Organização Social Crami para a execução do serviço de acolhimento institucional na modalidade Família Acolhedora.
O Crami terá como objetivo realizar mobilização/sensibilização para o cadastramento de pessoas /famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes provisoriamente. Também ofertará para essas pessoas/famílias capacitação e acompanhamento até que a situação judicial se defina.

Podem se candidatar a uma vaga pessoas acima de 18 anos que não estejam na fila de adoção.

O público-alvo são crianças e adolescentes afastados de sua família devido a situação de violação de direitos.

Inicialmente serão acolhidos na casa de passagem do serviço Teia. Após estudo psicossocial, poderá ser colocado em família acolhedora.
Mais informações: 3211-6511