Prefeito assina repasse de R$ 1,068 milhão para projetos sociais

Verba é deduzida da declaração do Imposto de Renda do exercício de 2018

7 de março de 2019

Nesta quinta-feira, às 15h, o prefeito Edinho Araújo recebeu no gabinete diretores e representantes de sete organizações da sociedade civil para assinar um repasse de verba de R$ 1.068.873,42, a ser aplicada em projetos sociais de Rio Preto. Serão beneficiadas 496 crianças e adolescentes de seis a 17 anos, numa programação que dura 12 meses.

A assinatura teve participação de representantes das entidades assistenciais, associações contábeis, secretários municipais e vereadores. Presentes o presidente da Câmara, Paulo Pauléra, os vereadores Jean Charles Serbeto, Anderson Branco e Carina Karoline, secretários Jair Moretti (Governo), Maureen Cury (Direitos e Políticas para Mulheres), Patrícia Lisboa (Assistência Social), Jorge Luiz de Souza (Desenvolvimento) e Mário Soler (Comunicação), além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Camila Sparvolli. O auditor-fiscal da Receita Federal em Rio Preto, Mauro José da Silva, convocou todos a colocar a campanha da Destinação Solidária nas ruas. “Precisamos trabalhar esta campanha com força. Falar com o seu contador que vai orientá-lo. É simples, fácil, rápido e gratuito e ainda ajuda a promover dezenas de crianças para um futuro melhor,” disse Mauro.

O dinheiro é derivado da declaração do Imposto de Renda (IR) de exercícios anteriores, com base no programa Destinação Solidária, que encaminha até 3% do IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que por sua vez repassa às instituições que atendem crianças e adolescentes.

Foram contempladas a Associação Mamãe Idalina (Amai), Renascer, Apae (Associação Pais e Amigos do Excepcional), Casa da Criança, Anjo da Guarda e Instituto dos Cegos. A instituição agraciada com a maior verba (R$ 149 mil) é a Amai, que tem projeto para 240 crianças e adolescentes de seis a 17 anos e 11 meses, no espaço cedido pela Secretaria de Assistência Social no Residencial Lealdade e Amizade. “Esse bairro não tem projeto nenhum atualmente, então entramos com pedido ao Conselho da Criança e do Adolescente, que aceitou. São 12 modalidades, com oficinas de arte/cultura, esporte/lazer, através de atividades e grupos reflexivos, tirando as crianças da rua, dando-lhes ocupação, aprendizado e contribuindo para prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais,“ disse Fernandes.

O prazo para declarar o IR este ano termina no dia 30 de abril.