Prefeito decreta luto oficial pela morte do ex-prefeito Wilson Romano Calil

13 de dezembro de 2018

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito de Rio Preto Wilson Romano Calil, que administrou a cidade entre 1973 e 1976.

Calil, que além de prefeito foi médico-cirurgião, advogado, orador e fazendeiro, morreu na noite desta quarta-feira, dia 12, aos 86 anos.

As bandeiras do município já estão a meio mastro em sinal de respeito e luto pela família.

Pelas redes sociais o prefeito Edinho Araújo destacou a importância do ex-prefeito para a cidade. “Faleceu na noite desta quarta-feira Wilson Romano Calil, ex-prefeito de São José do Rio Preto. Nossa cidade perdeu o médico e um grande homem público. Nossos sentimentos à família”.

O velório do ex-prefeito está sendo realizado na manhã desta quinta-feira, na Capela do cemitério Jardim da Paz e o funeral está marcado para as 17h30.

História
Wilson Romano Calil foi médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1959, advogado, orador, ex- prefeito de São José do Rio Preto (1973-1976).

Autor da primeira campanha contra drogas no Brasil, bombeiro honorário do Estado de São Paulo, médico consultor da Santa Casa de Rio Preto desde 1960, ex-vice presidente da Associação Paulista dos Municípios, ex-professor de oratória e retórica das faculdades Cândido Mendes e Gama Filho do Rio de Janeiro (curso de extensão universitária), nos anos 50 na União Metropolitana de Estudantes e na UNE Rio de Janeiro.

Autor dos livros: Cipó Torto- A vida de Aníbal Vieira

Mauro Borges; A intolerável decência de um político;

Oratória e Retórica – As Técnicas.

Foi comentarista da TV Globo (TV TEM) durante 6 anos.

Jornalista com carteira profissional, articulista do jornal Bom Dia Rio Preto durante 7 anos.

Autor de 250 artigos publicados em jornais. Imortal da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.