Prefeito participa de cerimônia de implantação do Baep em Rio Preto

Batalhão de Operações Especiais da PM é um dos quatro que começaram a atuar no estado de São Paulo nesta quinta-feira

11 de abril de 2019

O Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, participou na manhã desta quinta-feira, dia 11, da cerimônia de implantação do 9º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar que, na cidade, contará com 228 policiais. O comando do grupo ficará a cargo do Coronel PM Pedro Augusto Martins Ribeiro.

O Baep de Rio Preto é um dos quatro criados simultaneamente nesta quinta-feira por ordem do Governo do Estado – incluindo Presidente Prudente (8º Baep), Região Central da cidade de São Paulo (7º Baep) e São Bernardo do Campo (6º baep). A previsão inicial era de que o batalhão fosse instalado na cidade no dia 12 de abril.

Os policiais integrantes das novas unidades passaram por treinamentos junto a divisões tradicionais da Polícia Militar como o Comando de Policiamento de Choque (CPChq), Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), Comando de Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

“É um instrumento a mais colocado à disposição da população para garantir a segurança pública. Isso credencia ainda mais Rio Preto e região como um ótimo lugar para se viver”, afirmou o prefeito durante o evento.

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira ostensiva e preventiva no estado. Além das quatro novas unidades, os batalhões também estão presentes em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. Integrantes do batalhão foram para as rua já na tarde desta quinta.

“É importante destacar que Rio Preto e os 96 municípios dessa região têm indicadores que apontam para um nível de criminalidades muito positivo e que a presença do Baep vai contribuir para baixarmos ainda m ais o total de ocorrências”, afirmou o coronel Luiz Henrique di Jacinto Santos, comandante do CPI-5.

Ademir Terradas