Prefeito recebe equipe da Viamor no gabinete

Bispo e Semas trataram da situação de moradores de rua

17 de janeiro de 2019

Nesta quinta-feira, 17, o prefeito Edinho Araújo recebeu em seu gabinete o bispo Wallace Waetge (que coordena a Viamor Rio Preto), a secretária da Assistência Social Maria Silvia Fernandes e equipe, o empresário Júnior Villanova (voluntário) e funcionárias da Viamor, para conhecer um relatório de atendimento a pessoas em situação de rua em Rio Preto. Os dados se referem ao atendimento prestado pela Viamor House Church, uma instituição que reúne igrejas e entidades da sociedade civil para atender, acolher, alimentar, encaminhar, orientar, promover e proteger este grupo vulnerável da sociedade.

De abril de 2018, quando começaram os trabalhos até janeiro, foram feitos;
– 572 atendimentos/acolhimentos
– 629 atendimentos de retorno
– 10.002 refeições (almoço)
– 61 retornos para o município de origem
– 71 tratamentos para recuperação
– 62 ressocializações
– 11 em processo de ressocialização
– 18 egressos
– 49 reuniões de discussão de casos
– 97 atividades – oficinas (grupos)
– 276 articulações com redes socioassistenciais
– 250 encaminhamentos para redes socioassistenciais
– 29 encaminhamentos recebidos (rede Prefeitura).

A Viamor atende na avenida Alberto Andaló, em frente ao Automóvel Clube e fornece almoço diariamente à população de rua e pessoas carentes. A ideia da instituição é oferecer uma nova vida, desde alimentação, cursos, qualificação, atendimento social, ressocialização, auxílio para tirar documentos, cuidados pessoais, banho, corte de cabelo e barba.

Atualmente, está sendo reformado um imóvel na mesma área para instalar a Casa de Passagem, um abrigamento provisório de pessoas em situação de risco social, para suprir suas necessidades básicas de alimentação, higiene e saúde.

“Queremos resultados. Esse ano, vamos chamar o empresariado para reforçar nossos trabalhos em prol da ressocialização e da Casa de Passagem. Nosso reconhecimento maior é dos usuários do nosso serviço quando inseridos na sociedade e no mercado de trabalho,” disse o bispo Wallace.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) faz os mesmos atendimentos da Viamor, mas pretende reforçar a rede de assistência. “É um trabalho diário e incansável das equipes da Semas. Estamos avançando muito. É uma questão social complexa, delicada, mexe com pessoas. Precisa união do Poder Público com a iniciativa privada para solucionar o problema,” disse a assistente social Cris Romanelli, responsável pelo setor moradores de rua.

A Prefeitura formou um grupo para tratar deste segmento, coordenado pelo chefe de gabinete Zeca Moreira, também presente na reunião.

Apoio
A Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) também apoia a causa. E está liderando uma força-tarefa com apoio da Prefeitura através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Econômico para atender essas pessoas em situação de rua.

Na última segunda-feira, 14, reuniram-na Acirp a diretoria de Ação Social (diretor Thiago Fontana), presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes Paulo Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Luis de Souza, Gabriela Cardoso (Grupo do Comércio da Acirp), representantes da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal.

O objetivo é conscientizar os comerciantes das ruas do Centro a não dar comida pronta aos pedintes, e sim encaminhá-los para atendimento da Assistência Social e instituições parceiras de atendimento a esse público. Os comerciantes se queixam que essas pessoas atrapalham o comércio da região central.

Serviço Viamor
Endereço – avenida Alberto Andaló, 2740
Fone: 3235-3303