Prefeito recebe equipe que vai avaliar viabilidade econômica do aeroporto de Rio Preto

Avaliação faz parte do programa de desestatização do Governo do Estado

30 de maio de 2019

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 30, representantes da IOS Partners, consultoria internacional contratada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) para fazer os estudos que vão definir a modelagem de desestatização dos seus aeroportos. A visita foi realizada no próprio Aeroporto de Rio Preto, Eribelto Manoel Reino, um dos mais importantes do Estado.

O objetivo, de acordo com o diretor do Daesp, Ângelo Grossi, que acompanhou a visita, é realizar inspeções de estrutura física, sistemas e espaço aéreo no terminal local.

O grupo está analisando a vocação regional da cidade – com informações sobre o perfil da população e o potencial econômico e turístico da região.

O prefeito de Rio Preto apresentou o município para os representantes e falou da importância da cidade em vários aspectos, como o setor de serviços, de congressos médicos, do turismo de negócios, da indústria e de tecnologia.

“Somos referência para uma região que congrega dois milhões de habitantes; temos cinco shoppings, mais de 4 mil leitos de hotéis, somos polo educacional com faculdades estaduais e particulares, e cursos técnicos. Temos o Parque Tecnológico que está em funcionamento e com grande potencial para expansão”, disse o prefeito.

Edinho Araújo também destacou a importância da internacionalização do aeroporto, o que poderia trazer ainda mais investimentos para a cidade e para a região. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luís de Souza, que acompanhou a comitiva, preparou uma apresentação para os representantes da empresa.

Entre os destaques estão os seguintes tópicos:

• Potencial de consumo no município é estimado em R$ 14,7 bilhões contra R$ 12,4 bilhões em 2017, aumento de aproximadamente 18,54%, garantindo a 11ª colocação no ranking do Estado e 40ª colocação no País.
• A cidade possui 67.723 empresas ativas, o que garantiu a 9ª colocação entre as cidades com maior número de empresas no Estado de São Paulo.
• O Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino (São José do Rio Preto) é um dos três principais aeroportos entre os 20 administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP).
• O aeroporto recebeu obra de ampliação, modernização e melhorias do terminal de passageiros, que passou de 2.250m² para 6.630m², ganhando novas salas de embarque que ocupam agora 1.200m² (antes eram 300m²); as salas de desembarque passaram de 150 m² para 450m².O número de vagas disponíveis para estacionamento aumentou de 100 para 300 vagas. Ampliação dos balcões, totalizando 21 postos de check-in;
• O aeroporto conta com uma estrutura comercial bastante ampla, com aeroclube, área destinada a check-in/check-out, banca de jornal, bar e lanchonete, café/cafeteria, cadeiras de massagens, caixa eletrônico 24 horas, cia. aérea, combustível, Comissaria, estacionamento de veículos, hangar, locadora de veículos, publicidade.
• O aeroporto movimentou 537.781 kg em cargas em 2018, registrando um aumento de 28,05% em comparação ao ano de 2017 e de 112,75% em relação a 2016;
• Também foi registrado um aumento no número de passageiros, que fechou 2018 com um total de 787.662, contra 728.162 em 2017 e 695.997 em 2016, crescimento de 8,17% e 13,17%, respectivamente.

Além de Rio Preto, o grupo irá visitar os aeroportos de Ribeirão Preto, Bauru, Marília, São Carlos e Sorocaba. O plano de trabalho apresentado pela IOS tem cinco fases com tarefas que vão desde a realização da análise de mercado, de processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos. A previsão é de que os estudos estejam concluídos em três ou quatro meses.