Prefeitura abre inscrições para Conferência Municipal de Cultura

A partir do dia 15, artistas, profissionais do setor e interessados podem se inscrever para o evento que acontece em novembro

11 de outubro de 2018

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, as inscrições para a Conferência Municipal de Cultura. Para participar os interessados em geral, artistas e profissionais do setor, devem se inscrever pelo portal da Prefeitura (https://www.riopreto.sp.gov.br/conferenciacultura), com o preenchimento de ficha de inscrição. A inscrição será confirmada pela Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições gratuitas devem ser feitas até o dia 09 de novembro ou até o limite de 390 inscritos.

A Conferência Municipal de Cultura terá como tema geral “Sistema Municipal de Cultura – Rio Preto Gestando o Seu” e será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Objetivos

Os objetivos da Conferência Municipal de Cultura são debater e definir estratégias e ações que permitam a cidade criar e formalizar o seu Sistema Municipal de Cultura; bem discutir o temário geral desse Sistema, abrangendo os eixos: Gestão e Institucionalização da Cultura, visando o fortalecimento da Gestão e Participação Social e também Economia Criativa e Sistemas de Financiamento à Cultura. Visa ainda, debater e definir proposições relativas às políticas públicas de cultura no nível municipal.

Eixos e Temas

A Conferência será dividida em dois eixos com três subeixos cada. No Eixo I – Gestão e Institucionalidade da Cultura, o foco é o fortalecimento da Gestão e Participação Social. Nos subeixos serão abordados: modelo, definição e criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais; modelo, definição e metodologia para desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura; e modelo, definição e estratégias para funcionamento do Sistema Setorial de Cultura. No Eixo II – Economia Criativa e Sistemas de Financiamento à Cultura o foco é o fomento à Cultura e estratégias de desenvolvimento econômico. Nos subeixos serão discutidos modelo, definição e criação do Fundo Municipal de Cultura; Leis de Incentivo; e Modelos de gestão e investimento em Economia Criativa.

Grupos de Debates

Para as discussões e formulações serão formados Grupos de Debates pela Comissão Organizadora, devendo os participantes, no ato da inscrição, indicar qual o eixo temático pretendem participar. Cada grupo contará com um representante da Comissão Organizadora, que atuará como coordenador, com um moderador previamente definido e com um relator, eleito entre seus integrantes.

Os Grupos de Debate têm como atribuições refletir, formular e sistematizar as proposições de políticas públicas de cultura no plano municipal. As proposições classificadas serão submetidas ao pleno da Conferência.

Atrações

Além das discussões, a Conferência terá a participação de artistas da cidade com apresentações nas áreas de música, dança, teatro, literatura e cultura popular.

Programação Geral

12/11 – Segunda-Feira
HORÁRIO ATRAÇÃO
18h45 RP Jazz