Prefeitura adere a ampliação da testagem para Covid-19

No caso dos testes rápidos, as pessoas incluídas nesses grupos não precisam apresentar sintomas

8 de julho de 2020

A partir desta quarta-feira, 8 de julho, o Estado de São Paulo ampliará a testagem para a Covid-19, com a inclusão de novos grupos na estratégia. A ampliação ocorrerá tanto para o teste PCR quanto para o rápido. Em ambos, há novos critérios para que a amostra seja colhida.

Para o PCR, a novidade é a ampliação da faixa etária. Agora, pessoas com idade entre dois e 59 anos passam a ser testadas. Para isso, é necessário cumprir critérios, como apresentar febre e sintomas respiratórios. As amostras serão colhidas preferencialmente entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.

Caso o resultado seja positivo é obrigatório que se cumpra a quarentena de 14 dias. “Essas pessoas têm uma alta capacidade de transmitir o vírus. É importante que todas as pessoas que estiverem com atestado médico fiquem em casa para não expor outros ao risco”, afirmou o assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello.

Já para os testes rápidos, o Estado disponibilizou a Rio Preto 21 mil unidades, que serão utilizadas somente para os seguintes grupos:
– Trabalhadores da saúde comunicantes de casos suspeitos por Covid-19;
– Trabalhadores da segurança pública;
– Motoristas do transporte público;
– Entregadores de compras por aplicativo ou delivery;
– Comunicantes domiciliares assintomáticos de casos suspeitos por Covid-19;
– Pacientes com PCR negativo.

Os testes rápidos devem ser agendados em três unidades de referência: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), UBS Central e UBSF Renascer. “Para não haver aglomeração nas unidades, os testes serão feitos por agendamento. As pessoas não devem chegar nem muito antes nem muito depois do horário marcado”, reforçou Baitello.

No caso dos testes rápidos, as pessoas incluídas nesses grupos não precisam apresentar sintomas.

O resultado será disponibilizado pelo convênio, caso o paciente possua. Pelo SUS, os casos confirmados são informados pela Secretaria de Saúde e monitorados, sobretudo em pacientes idosos e com comorbidades. Os laudos poderão ser retirados após 14 dias do início dos sintomas na unidade de saúde de sua área de abrangência.

Serviço:
Agendamento para testes rápidos nos grupos determinados
CTA – tel: 3211 1410
UBS Central – tel: 3224 8950
UBSF Renascer – tel: 3219 0107