Prefeitura corre contra o tempo e acelera na limpeza das bocas de lobo

A Prefeitura de Rio Preto continua realizando o Mutirão de limpeza das bocas de lobo nas ruas e avenidas da cidade

11 de outubro de 2018

A limpeza preventiva, iniciada no começo do mês de outubro, vem sendo feita em parceria da secretaria de Serviços Gerais com o  SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto. A meta é, juntos, limpar cerca de 1.800 bocas de lobo.

O mutirão está sendo realizado em todas as regiões da cidade. Essa semana os bueiros localizados próximos ao terminal urbano também passaram por limpeza e a quantidade de lixo acumulado deu muito trabalho aos funcionários.

Nesses onze primeiros dias, as equipes já limparam 750 (setecentos e cinquenta ) bocas de lobo. Cerca de 120 (cento e vinte) tampas foram trocadas.

Foram retirados milhares de garrafas pets, garrafas de vidro, pedaços de paus, sacolas plásticas, panos velhos, pontas de cigarro, pneus velhos e até animais mortos como gatos e cachorros foram encontrados. Além de resíduos naturais de asfalto os funcionários dos Serviços Gerais já retiraram até colchões velhos. No meio de tanto lixo, as garrafas pets são as mais comuns. Até o momento já foram retiradas cerca de 160 (cento e sessenta) toneladas de lixo depositados nas bocas de lobo.

Segundo o secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho, essa semana o trabalho foi intensificado em virtude da grande quantidade de santinhos jogados nas portas das escolas e locais de votação. “Precisamos fazer essa limpeza preventiva rapidamente pois logo as chuvas mais pesadas irão chegar e as bocas de lobo deverão estar limpas para não provocar entupimento nas galerias e as águas escoarem com maior facilidade, afirma o secretário que coordena o mutirão.

Os equipamentos, veículos e mão de obra utilizados para a limpeza são da prefeitura. Ao todo são: 01 caminhão hidro-jato do Semae (com motorista e auxiliar), 02 caminhões basculantes, 02 retro escavadeiras, 01 caminhão carregado com as tampas de concreto, oito pedreiros e quinze auxiliares.

Ulisses Ramalho disse que as equipes de limpeza estão correndo contra o tempo, “estamos na primavera e é comum dias  quentes e pancadas de chuvas no final da tarde. E segundo a previsão da meteorologia, novas frentes frias estão previstas para a próxima semana, o que deverá trazer mais chuvas para a nossa região”, explica Ulisses.

Na programação de limpeza para a próxima semana  estão as bocas de lobos dos bairros próximos ao centro como Anchieta, Boa Vista e Santa Cruz.

(Marisa Amorim)