Prefeitura de Rio Preto tem superávit de R$ 70 milhões em 2018

Recursos aplicados em Saúde e Educação foram responsáveis por mais de 50% dos investimentos em Rio Preto

22 de janeiro de 2019

O Prefeito de Rio Preto Edinho Araújo apresentou na tarde desta terça-feira, dia 22, o balanço financeiro da Prefeitura, das empresas públicas e das autarquias em 2018. O superávit apurado foi de cerca de R$ 70 milhões, e foi obtido graças a diversas ações das secretarias municipais que integram o Exor, um conselho que acompanha e controla a execução orçamentária do município.

Entre as ações que colaboraram para o resultado positivo, o secretário da Fazenda Angelo Bevilacqua destacou uma política rígida de economia em todas as secretarias municipais, acompanhada semanalmente por gestores da Secretaria de Fazenda e Secretaria do Planejamento, cortando gastos considerados não essenciais, e focando principalmente nos investimentos e nos gastos considerados prioritários.

Outra medida adotada pela Secretaria foi o bloqueio das solicitações de compras com recursos próprios a partir do mês de outubro, visando a diminuição efetiva do gasto até encerramento do exercício. O secretário da Fazenda também afirmou que a Implantação do PPI – Programa de Parcelamento Incentivado – foi determinante para o equilíbrio das contas, uma vez que os contribuintes aderiram ao programa, fazendo caixa para a Prefeitura.

Dos R$ 70 milhões de superávit, o PPI foi responsável por R$ 32 milhões. “Em agosto estávamos com déficit de R$ 19 milhões se todas as despesas orçadas fossem executadas, mas nós seguramos, cortamos gastos das secretarias e conseguimos fechar o ano com superávit”, explicou o secretário.

O prefeito Edinho Araújo afirmou que os números são positivos principalmente em um contexto em que alguns estados e municípios estão com dificuldade para pagar suas despesas mais básicas, como a folha de pagamento do funcionalismo.

“Somos exemplo para outras cidades e estados. Estamos com as contas no azul. Quero parabenizar o esforço de todos os servidores públicos, concursados e comissionados, dos secretários, e dos presidentes de autarquias e empresas públicas pelo empenho em fazer com que tivemos esse resultado”, disse o prefeito.

Com esse montante de superávit o prefeito afirmou que será possível fazer novos investimentos e ainda fazer uma reserva estratégica. “Temos sempre que estar prevenidos para investimentos que não estavam previstos e para outros casos que não podemos prever. Tenho certeza que 2019 será um ano muito melhor e que vamos conseguir fazer muito mais para a população”, afirmou o prefeito.

O prefeito afirmou ainda que a mesma política de controle orçamentário está sendo aplicada desde os primeiros dias de 2019, para evitar o descontrole das contas. “Todas as áreas de governo fizeram economia, usaram a criatividade na gestão, e o resultado é o equilíbrio nas contas públicas. Cautela, responsabilidade, criatividade, foram a chave para os bons resultados alcançados em 2018”, destacou.

Balanço Financeiro 2018