Prefeitura entrega novo Ponto de Apoio em Schmitt

7 de maio de 2019

O Ponto de Apoio de Schmitt passou por reestruturação e adequação e a partir de hoje começa a funcionar com uma nova concepção de local e forma do Município na guarda de resíduos sólidos gerados pela população.

O local recebeu cercamento com alambrado e possui sistema de vigilância por câmera via central de monitoramento além de iluminação específica. Terá atuação de zeladores diariamente das 7h às 19h.

O projeto de uso do ponto de apoio é um trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Gerais, Planejamento e Obras.

São espaços criados pela prefeitura para a captação de pequenas quantidades de resíduos da construção e demolição – RCD (menos de 1m³) e volumosos sem condições de uso.

A Prefeitura de Rio Preto inaugura assim um novo sistema de coleta e destinação dos resíduos sólidos dos Pontos de Apoio com esse novo modelo que está sendo implantado nas novas unidades construídas e também será levado às unidades que estão sendo reformadas.

A Prefeitura já iniciou o processo de licitação para a compra de caminhões tipo Roll On, caçambas e demais equipamentos que vão completar a infraestrutura para o funcionamento do novo sistema dos pontos de apoio.

Neste novo sistema e modelo os resíduos são colocados em grandes caçambas, já separados por tipos e retirados do local por caminhões para destinação final, assim que estiverem cheias. Sem o acúmulo, a exposição e o contato dos resíduos com o solo, a ocorrência de incêndios tende a ser zerada, explica o secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho.

A contratação de zeladores para os Pontos de Apoio aumentará ainda mais a segurança dos locais e também contribuirá para a diminuição dos incêndios, completa Ulisses.

O assessor da secretaria de Meio Ambiente Humberto Scandiuzi e coordenador do projeto, explica que “todo esse sistema é para que os resíduos e volumosos sejam acondicionados e tenham a destinação ambientalmente correta. O primeiro ponto de apoio neste modelo começa a funcionar em Schmitt nesta terça-feira e os demais devem ser abertos nos próximos meses”, completa.

A Prefeitura também está elaborando projetos executivos e viabilizando o manejo dos galhos e madeira da Fazendinha (área de destinação dos resíduos), também programado para entrar em funcionamento o mais breve possível.

Todo este sistema coloca Rio Preto como destaque na área de gestão de resíduos e está sendo tratado de forma intersetorial e integrando várias secretarias como Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Gerais, Obras e o Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos.

Atualmente são 18 Pontos de Apoio, incluindo Schmitt, Nova Esperança e Lealdade/Amizade. Ainda outros 2 foram trocados de lugar (Solon Varginha e Santo Antônio).

O Ponto de Apoio em Schmitt irá funcionar na Rodovia João Parise, 4300 ao lado do Ceagesp.