Prefeitura faz novo arrastão de limpeza na “Mata da Macumba”

Prefeitura faz novo arrastão de limpeza na conhecida “Mata da Macumba”

3 de janeiro de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, realizou nesta quinta-feira (3/1) um novo arrastão de limpeza na conhecida Mata da Macumba, localizada no bairro Nova Esperança. O mutirão de limpeza começou às 7 horas da manhã e foram recolhidos todo tipo de lixo e entulhos descartados numa área próxima ao Residencial Nova Esperança que foi transformada em um grande lixão a céu aberto.

O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho e os coordenadores de limpeza e faxina urbana acompanharam o trabalho de perto durante toda a manhã. “Estamos cumprindo uma ordem do prefeito Edinho Araújo que pediu que fizéssemos mutirões de limpeza em alguns bairros para evitar proliferação de escorpiões e mosquito da dengue nessa época de muito calor e chuva forte nos fins de tarde”, explica Ulisses Ramalho.

O secretário de Serviços Gerais lembrou ainda que os arrastões de limpeza realizados em algumas áreas e em menor espaço de tempo entre um e outro, estão contribuindo para a redução da quantidade de descarte irregular de lixo e entulho. “A colaboração dos veículos de imprensa, por meio de reportagens alertando a população para a conscientização e perigos desses lixões a céu aberto, está ajudando muito nessa batalha da prefeitura na limpeza da nossa cidade”, afirma o secretário.

No último arrastão de limpeza, feito no dia 01/11/2018 na mesma área da Mata da Macumba, foram removidos 614.620kg de lixo para o aterro Sanitário. Foram 40 deslocamentos de caminhões basculantes.

Nesta quinta-feira(3/1) dois meses depois, foram removidos da mata da macumba outros 150 toneladas até o Aterro Sanitário.

De acordo com o coordenador Donizete Saldanha a faxina nos bairros Nova Esperança e Parque da Cidadania retirou ainda outros 108.560 kg totalizando 258.560 kg até 15h30 de hoje, mas ainda existem caminhões na fila da pesagem.

O arrastão vai se estender nesta sexta-feira(4) para o bairro Luz da Esperança onde também existem áreas de descarte irregular de lixo.

No arrastão foram utilizados um trator com roçadeira, seis caminhões basculantes e uma máquina pá-carregadeira.

O coordenador da faxina urbana lembra que “a prefeitura mantém quinze pontos de apoio em diversas regiões da cidade para receber lixo, entulhos de construção, móveis velhos entre outros materiais inservíveis, mas infelizmente muitos moradores não respeitam as placas e insistem em jogar esse lixo em local impróprio, diz o coordenador Saldanha indignado.

O secretário Ulisses Ramalho ressalta que “o poder público municipal têm um contrato anual onde são gastos um valor que varia entre R$ 800 mil a R$ 1 milhão de reais por mês para realizar esse serviço de limpeza em áreas públicas que foram transformadas em verdadeiros lixões. Todo esse dinheiro poderia ser usado para fazer outras melhorias como praças, academias para a terceira idade, calçadas, entre outras coisas boas pra nossa cidade”, disse o secretário de Serviços Gerais.

A multa para quem for flagrado descartando lixo irregularmente varia de R$ 565,00 a R$ 5.000,00 (lei dos Sujões). Denúncias podem ser feitas pelo fone da Guarda Civil Municipal 153 ou ainda na Secretaria de Serviços Gerais que funciona na Rua Campos Sales, 1905 – Boa Vista
CEP 15025-500 – São José do Rio Preto – Telefone (17) 3212 6310.