Prefeitura inaugura Laboratório Municipal de Patologia Clínica

Serviço funcionará 24 horas, com oferta de 140 mil exames mensais

28 de junho de 2019

A prefeitura de Rio Preto inaugurou nesta sexta-feira, 28 de junho, o Laboratório Municipal de Patologia Clínica, localizado no Complexo Pró-Saúde (Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2.030). A cerimônia contou com a participação do prefeito Edinho Araújo, acompanhado da primeira-dama, Maria Elza Araújo, do vice-prefeito, Eleuses Paiva, do secretário da saúde, Aldenis Borim, além de vereadores e demais autoridades.

“É uma alegria muito grande vivenciar este momento no nosso governo. Estamos equipando os prédios públicos com tecnologia e recursos humanos. Rio Preto está em um bom momento, de melhoria do atendimento público à população, nessa área tão sensível que é a saúde”, disse o prefeito Edinho Araújo.

O prédio conta com infraestrutura de 1.129,12m2, com recepção para 90 lugares, 14 salas de coletas, sendo 10 para coleta de sangue, incluindo uma infantil, duas para coleta de urina, uma para coleta de espermograma e uma sala com cinco leitos, além das áreas administrativa e analítica. O investimento para a compra de equipamentos e mobiliários foi de R$446.007,81, com recursos do município.

Atualmente, a média mensal de oferta de exames de patologia clínica é de 118 mil, realizadas por prestadores de serviço. Com a implantação do Laboratório, a oferta inicial de exames será de 140 mil mensais, ou seja, 22 mil exames a mais por mês, com o mesmo custo. A capacidade instalada do Laboratório, no entanto, é de 200 mil exames mensais, que serão ampliados gradativamente.

“A média de espera para realizar exames chegava a 89 dias. Fizemos mutirões e com recursos de emendas parlamentares conseguimos fazer mais exames. Hoje essa média é de 15 dias. Com o laboratório, pretendemos fazer a coleta na mesma semana em que os exames forem solicitados”, afirmou o secretário de saúde, Aldenis Borim.

O Laboratório terá funcionamento de 24 horas, para atender as demandas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Já a coleta de exames será feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Entre as vantagens da implantação do serviço próprio de coleta de exames estão: ampliação da oferta, redução do tempo entre solicitação e coleta de exames, evolução tecnológica, fortalecimento da assistência da rede de saúde por meio da disponibilização dos resultados por prontuário eletrônico e para o paciente pela internet, agilidade no resultado e economicidade.