Prefeitura inicia reforma no Centro Esportivo Integrado do Eldorado

Obra tem valor de R$ 5,77 milhões e prazo de execução é de cerca de 10 meses; na primeira etapa, serão reformados pista de atletismo, arquibancadas, vestiários, academias e realizados ajustes para acessibilidade

23 de outubro de 2019
Cerimônia de assinatura da ordem de serviço

A prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Esportes e Lazer, Obras e Planejamento Estratégico, deu início nesta quarta-feira (23/10) à reforma do Centro Esportivo Integrado do Eldorado, incluindo a pista de atletismo.

A ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada pelo prefeito Edinho Araújo em cerimônia iniciada às 10h, com a presença de secretários municipais, vereadores e outras autoridades. Ao mesmo tempo, funcionários do Consórcio J.A. – Playpiso, que venceu a licitação para realizar a obra, iniciavam os trabalhos nas arquibancadas da pista de atletismo.

O valor da reforma ficou em pouco mais de R$ 5,77 milhões. Os recursos vieram do Governo Federal. O prazo de execução é de cerca de 10 meses. Além da pista de atletismo e das arquibancadas, estão no projeto a reforma de vestiários, academias e ajustes de acessibilidade. Já está em andamento um segundo processo de licitação, com valor estimado de R$ 4,9 milhões, para reformar as outras áreas do complexo, como quadra, piscina, salas de uso múltiplo e departamento administrativo, com recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

“Estou muito feliz de estar aqui assinando a ordem de serviço desta primeira etapa. Esse era um processo que estava travado devido a sua complexidade e por ter iniciado com problema. O convênio com o Governo Federal foi assinado em 2013, mas a primeira licitação aberta era limitadora e a nossa assessoria técnica não concordava com o projeto inicial”, explica o prefeito Edinho Araújo.

O secretário de Planejamento, Israel Cestari, explica que, nesse primeiro projeto, apenas a pista de atletismo seria reformada. “Teríamos uma pista de primeiro mundo, mas sem vestiários e banheiros, entre outras estruturas”, afirma. “O projeto atual foi desenvolvido por meio de contrapartida e aprovado pela Caixa Econômica Federal, onde estão os recursos. Assim conseguimos abrir a licitação e dar início à obra”, completa.

Para a secretária de Esportes e Lazer, Cléa Bernardelli, a reforma vai possibilitar que Rio Preto tenha mais talentos. “Essa é uma das pistas mais importantes do país e nossa expectativa é que voltem a treinar aqui atletas de Rio Preto e região que acabaram procurando outros lugares”, diz.

Atualmente, o Complexo Esportivo Integrado do Eldorado atende a cerca de 800 pessoas, desde a iniciação esportiva à melhor idade, nas modalidades atletismo, basquete, dança, ginástica, hidroginástica, judô, karatê e natação.