Prefeitura lança Rio Preto Digital, visando mais agilidade e diminuir uso de papel

2 de outubro de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), lançou nesta terça-feira (1/10) o programa Rio Preto Digital, em evento realizado a partir das 10h no gabinete do prefeito, Edinho Araújo. O programa, que é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Empro, visa reduzir ou eliminar gradualmente a circulação de papel entre os setores e órgãos da administração pública municipal. Para isso, serão utilizados plataformas e recursos eletrônicos que permitem a criação, tramitação e gestão de documentos digitais.

Além de diminuir o uso de papel, o Rio Preto Digital também tem as metas de agilizar o trâmite de documentos por vias eletrônicas e unificar procedimentos administrativos. “Queremos ser referência em modernidade, estar à frente. Vivemos um novo tempo e precisamos estar em sintonia com os avanços tecnológicos, contribuindo também com o meio ambiente”, afirmou o prefeito durante a reunião.

A implantação do programa demanda capacitação dos servidores, processo que será coordenado pela EGP. Ainda no mês de outubro será lançada uma plataforma digital de formação. O diretor geral da Escola de Gestão, Celso Tucci, diz que os recursos do Rio Preto Digital serão construídos de maneira colaborativa. “O programa é uma articulação entre os atores da prefeitura para construir cenários de eficiência e melhoria dos serviços públicos. Já temos muitos recursos que podem ser unificados e outros a serem implementados”, explica.

A EGP é parceira também no A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.
Atualmente, mais de 19 milhões de documentos e arquivos digitais já estão em utilização nos sistemas da prefeitura ou relacionados a serviços municipais, como assinatura digital, sistemas jurídicos da Procuradoria e do Semae, Plano de Contas da Dívida Ativa, Contencioso e Ficha Habitacional EMCOP.

O programa será desenvolvido por meio de dois grupos: EGP, Empro e Meio Ambiente compõem o grupo facilitador, responsável pela articulação, informações técnicas e tecnológicas e capacitação dos participantes. Em paralelo, os integrantes do grupo normatizador serão os primeiros a utilizar os recursos e sugerir novas implementações. Participam destas ações Procuradoria, Fazenda, Administração, Educação, Meio Ambiente, Planejamento e Saúde.