Prefeitura leva Balcão de Empregos e curso à região do Nova Esperança

Aulas de Jardinagem e Montagem e manutenção de computadores serão realizadas nas dependências dos Centro

19 de junho de 2019
Moradores da região do Nova Esperança são atendidos pela SMTE no CEU das Artes. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

A Secretaria do Trabalho e Emprego de Rio Preto – SMTE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo firmaram parceria com o Centro de Artes e Esportes Unificados Aristides Santos, o CEU das Artes, para levar o Balcão de Empregos e cursos profissionalizantes – inscrições e realizações – à população que vive no Nova Esperança e região. A iniciativa faz parte do programa Empreende Rio Preto.

Uma primeira iniciativa foi realizada na manhã de terça-feira (18), com a ida de equipe das secretarias até o local para efetivar inscrições para o curso de Jardinagem, previsto para começar em 1º de julho no próprio CEU.

“Estamos com uma lista de interessados e efetivando as inscrições. Nossa intenção, com essa aproximação, é facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da secretaria, incentivando a formação profissional e a empregabilidade”, explica a representante da secretaria, Nayara Sinhorini.

Seu Brás Martins confirmou sua participação no curso e quer ampliar suas atividades em prol da comunidade. “Eu fiz curso de horta e, depois dele, montei aqui no CEU nossa própria horta, onde cultivamos várias hortaliças que são compartilhadas com os usuários do espaço. Já tenho uma área dedicada ao jardim, onde vou trabalhar com outros aprendizes”, conta.

Maria Aparecida Alves é diarista e decidiu fazer o curso para cuidar do jardim da própria casa. “Eu gosto dessa área e é um jeito da gente economizar, sem precisar contratar alguém pra fazer”, explica. Ela já participou de vários cursos, entre eles de Costura e Modelagem. “Estou muito animada, pois vou participar de uma cooperativa e trocar o serviço de faxina por algo menos pesado para o meu corpo”, finaliza.

Além das inscrições para o curso de Jardinagem, também houve inscrições para o curso de Montagem e manutenção de computadores. Ambos serão realizados nas dependências do CEU, sendo o primeiro de 1º a 22 e julho e o segundo de 29 de julho a 19 de agosto. Os candidatos ainda puderam fazer cadastro no sistema Balcão de Empregos e buscar por oportunidades compatíveis com seus perfis.

Inscrições prorrogadas

Ainda sobre os cursos, a Secretaria do Trabalho e Emprego prorrogou para até dia 25 deste mês as inscrições para o curso Empreendedor em Pequenos Negócios. Resultado de parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e o Senac-SP, trata-se de uma formação para pessoas que já empreendem ou têm desejo de ter um negócio próprio.

O curso oferece 30 vagas a pessoas que tenham pelo menos 17 anos de idade, tenham cursado a partir do ensino fundamental incompleto e residam em São José do Rio Preto.

As aulas começam já na próxima semana, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, nas dependências do Partec, que fica na avenida Abelardo Menezes, 1001 – Distrito do Parque Tecnológico.

Interessados neste e em outros cursos devem fazer cadastro no site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, no link “inscrições em cursos”. Mais informações poder ser obtidas por meio do telefone 3211 4950.

Cursos com inscrições abertas

Empreendedor em Pequenos Negócios
Inscrições até 25/6
Realização de 25/6 a 6/9

Pintor Residencial – turma II
Inscrições até 25/6
Realização de 01 a 26/7

Jardineiro
Inscrições até 25/6
Realização de 01 a 22/7

Montagem e manutenção de computadores
Inscrições até 12/7
Realização de 29/7 a 19/8

Marcella Moreira com colaboração de Leonardo Lino

Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.